25/11/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano

A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano
Io la Conoscevo Bene
de Antonio Pietrangeli
com Stefania Sandrelli, Jean-Claude Brialy, Nino Manfredi, Ugo Tognazzi
Itália, 1965 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Antonio Pietrangeli faleceu prematuramente em 1968, mas pôde dar com este filme a medida do seu talento. O filme conjuga o tema da juventude e o tom lúdico da Nouvelle Vague com a “desdramatização” herdada do cinema de Antonioni e narra uma única história, fragmentada em episódios breves, como se o filme fosse construído sobre o princípio da associação de ideias. No centro do filme, está Stefania Sandrelli e a sua relação com diversos homens, pretexto para um fabuloso retrato, em “corte sociológico”, da Itália em meados da década de 1960. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/11/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano

A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano
Sabato, Domenica e Lunedì
de Lina Wertmüller
com Sophia Loren, Luca de Filippo, Luciano De Crescenzo
Itália, 1990 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptando uma peça de Eduardo De Filippo, Lina Wertmüller associa-se à diva Sophia Loren para contar a história de uma reunião familiar passada numa localidade perto de Nápoles, seguindo o ritual dominical da produção e degustação do fantástico molho para massa “ragu”. Rosa (Sophia Loren) e Don Peppino (Luca De Filippo, filho do autor da peça) aproveitam a ocasião para “reverem” o seu casamento de 30 anos. Wertmüller, a primeira mulher nomeada para o Oscar de Melhor Realização, mostra-se aqui ao serviço da história, tirando partido do seu elenco, em particular da estrela maior, Sophia Loren. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/11/2021, 20h00 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir
Koroshi no Rakuin
“A Marca do Assassino”
de Seijun Suzuki
com Joe Shishido, Koji Nanbara, Annu Mari, Mariko Ogawa
Japão, 1967 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Mais conhecido a Ocidente como BRANDED TO KILL, é uma produção B da Nikkatsu, que na altura considerou o filme incompreensível negando trabalho futuro a Seijun Suzuki (1923-2017). Com o tempo, conquistou o culto internacional como uma obra-prima brutal e hilariante da nova vaga japonesa. É um ponto alto do trabalho de Suzuki, cujo cinema corresponde a “uma paixão intuitiva e anárquica pelo artifício, pelo mascaramento do real” (Miguel Patrício, À Pala de Walsh). Num “esplendorosamente delirante confronto vanguardista com o noir” sobre o qual paira a ameaça existencial (Alexia Kannas), a história segue um assassino yakuza que tem o bizarro fétiche de cheirar arroz fumegante. Nota ainda para o retrato de Tóquio em modernização, a geometria espacial, a montagem elétrica.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/11/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano

A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano
Bellissima
Belíssima
de Luchino Visconti
com Anna Magnani, Walter Chiari, Tina Apicella, Alessandro Blasetti
Itália, 1951 - 113 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
Anna Magnani, sob a direção de Visconti, na única sátira da obra cinematográfica do realizador. BELLISSIMA é também uma reflexão sobre a fábrica de sonhos e ilusões que é a profissão do cinema. O pano de fundo do filme é a “busca de talentos” para a realização de um filme, que será PRIMA COMUNIONE de Alessandro Blasetti, e conta a história dos sacrifícios e das artimanhas de uma mulher para que a sua filha seja escolhida.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui