27/11/2021, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
O Mundo Novo
Oficina
Conceção e orientação: equipa da Cinemateca Júnior

Duração: duas horas

Dos 6 aos 10 anos | Preço 4,00€

Marcação prévia para cinemateca.junior@cinemateca.pt até 23 de novembro

Os antigos gostavam de espreitar por uma lente para uma caixa fechada, e ver lá dentro um “mundo novo”, onde o tempo passava rápido e ao dia se sucedia a noite, com as suas luzes coloridas. Com papéis de cores, lápis e canetas vamos dar vida a paisagens do passado, através de um truque ótico fascinante.
 
27/11/2021, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Moonfleet
O Tesouro do Barba Ruiva
de Fritz Lang
com Stewart Granger, Jon Whiteley, Joan Greenwood, George Sanders, Viveca Lindfors
Estados Unidos, 1955 - 87 min
legendado em português | M/6
O universo de Stevenson, entre Treasure Island e Kidnapped, não teve melhor versão no cinema do que nesta obra-prima de Fritz Lang, que adapta o livro de outro escritor, J. Meade Falkner. A estranha história de um miúdo, órfão, que se liga de amizade com um contrabandista. Juntos, partem à descoberta do fabuloso diamante do Barba Ruiva, escondido na cisterna de uma fortaleza. “Com MOONFLEET atingimos um dos pontos mais altos da obra de Fritz Lang. Uma das obras mais deslumbrantemente belas alguma vez filmadas, um dos filmes mais fascinantes e mágicos da história do cinema” (João Bénard da Costa).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
27/11/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Eunice Muñoz - 80 Anos de Carreira
Camões
de Leitão de Barros
com António Vilar, Eunice Muñoz, Paiva Raposo, Leonor Maia, Carmen Dolores, João Villaret, Assis Pacheco, Julieta Castelo, Vasco Santana, António Silva, Costinha
Portugal, 1946 - 115 min | M/12
CAMÕES foi o filme mais caro produzido em Portugal até à data da sua estreia, considerado pelo próprio Salazar, por despacho especial, como de “interesse nacional”. Representou Portugal no primeiro Festival de Cannes e permaneceu como um dos filmes mais emblemáticos do Antigo Regime. No seu papel de estreia no cinema, Eunice Muñoz é Beatriz da Silva, jovem apaixonada por Camões, mas por ele desprezada, numa interpretação que lhe valeu o prémio de melhor atriz do ano atribuído pelo SNI (Secretariado Nacional de Informação).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
27/11/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Eunice Muñoz - 80 Anos de Carreira
Eunice ou Carta a Uma Jovem Actriz
de Tiago Durão
Portugal, 2021 - 47 min | M/12
com a presença de Eunice Muñoz e Tiago Durão
O filme revisita a vida de Eunice Muñoz através das suas memórias privadas, oferecendo ao público uma visão do lado humano da atriz, através da entrada na sua casa e da partilha de cumplicidade com a sua neta, a atriz Lídia Muñoz. Uma viagem por uma vida e por 80 anos de uma carreira iniciada no palco do Teatro Nacional.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
27/11/2021, 20h00 | Sala Luís de Pina
Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano

A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano
Respiro
Respiro
de Emanuele Crialese
com Valeria Golino, Vincenzo Amato, Francesco Casisa
Itália, França, 2002 - 94 min
legendado em português | M/12
A personagem principal é a impressionante paisagem mediterrânica, da ilha de Lampedusa, onde uma mulher, interpretada pela belíssima Valeria Golino, suspeita-se, terá ensandecido. O seu comportamento errático, desordeiro e considerado ofensivo, deteriora a relação desta mulher, mãe de três crianças, com o marido, um pescador em crescente desespero. Formado na Universidade de Nova Iorque, Emanuele Crialese era, à data, um dos mais promissores realizadores italianos, aqui assinando a realização e o argumento que seduziram a crítica no Festival de Cannes de 2002, valendo-lhe dois grandes prémios: Semana da Crítica e Jovens Críticos. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
27/11/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a CineFiesta
El Diario Rojo
de Juan Olaria
com Joan Estrada, Vicente Gil, Santiago Lapeira, Juan Olaria, Anna Sales, Carles Velat
Espanha, 1982 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por Carlos Reviriego
Um casal com problemas de fertilidade vai a um médico especialista. Os exames confirmam que a mulher está bem, o que complica ainda mais o relacionamento entre eles. Após uma violação, ela fica grávida e decide esconder a verdade do seu parceiro. Juan Carlos Olaria,  realizador extraordinariamente particular e com uma curta filmografia, foi um artesão dos sete ofícios do cinema e nas suas produções de baixo orçamento e espírito próximo do cinema underground acumulava sempre várias funções. As duras críticas que recebeu de um produtor sobre EL DIARIO ROJO, levaram-no a enterrar esta raridade por quase quarenta anos e só em 2019 é que o filme foi finalmente estreado. Primeira exibição na Cinemateca. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui