CICLO
O Centenário de Mário Bonito


Em 2021, celebram-se os 100 anos do nascimento de Mário Bonito, pretexto para a organização pelo coletivo curatorial “MATÉRIA. Conferências brancas” do programa Mário Bonito.100 anos, um conjunto de ações que propõem discutir e projetar no presente o pensamento e a obra multifacetada na arquitetura, no teatro, nas artes plásticas desta figura, bem como a sua importantíssima contribuição para o movimento cineclubista português (nomeadamente através do seu papel no Cineclube do Porto nas décadas de 1950 e 1960). A Cinemateca associa-se a este programa comemorativo co-organizando uma mesa-redonda sobre as várias facetas do trabalho de Mário Bonito na sua permanente ligação ao cinema e com a exibição de LA PUEBLERINA, filme de Emilio Fernández para o qual escreveu uma palestra por ocasião da sua exibição no Cineclube de Espinho em 7 de novembro de 1956, que seria reprovada pela comissão de censura e que nesta ocasião daremos a conhecer.
 
 
01/10/2021, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Centenário de Mário Bonito

Consciência Critica: Homenagem A Mário Bonito
 
01/10/2021, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Centenário de Mário Bonito

Pueblerina
Um Filho Que Não Pedi
de Emilio Fernández
México, 1949 - 107 min
01/10/2021, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Centenário de Mário Bonito
Consciência Critica: Homenagem A Mário Bonito
Mesa-redonda
Mesa-redonda sobre a importância do cinema no percurso de Mário Bonito.
Com as participações de Luís Miguel Cintra, Jorge Silva Melo, Rui Mendes, Gabriel Bonito, Sérgio Bonito e Helder Casal Ribeiro (moderador).

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete trinta minutos antes do início da mesa-redonda.
 
01/10/2021, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Centenário de Mário Bonito
Pueblerina
Um Filho Que Não Pedi
de Emilio Fernández
com Columba Dominguez, Roberto Cañedo, Arturo Soto Rangel, Manuel Donde
México, 1949 - 107 min
legendado em português | M/12
sessão apresentada por Helder Casal Ribeiro
Para muitos, é a obra-prima de Emilio “El Índio” Fernández, que aqui desenvolve, mais uma vez, os temas que lhe são caros: o conflito dos pobres camponeses, os “peones”, com os cruéis senhores das terras. Aqui, um desses camponeses, após cumprir uma pena de prisão, tenta refazer a vida casando e cuidando da terra, mas vai ter de enfrentar os proprietários, dois irmãos que lhe cobiçam a mulher.

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