29/10/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini
La Briglia Sul Collo | Comizi d’Amore ‘80 - Parte 3
duração total da projeção: 78 min | M/12
legendados em inglês e eletronicamente em português
Cecilia Mangini
LA BRIGLIA SUL COLLO
de Cecilia Mangini
Itália, 1974 – 15 min

COMIZI D’AMORE ‘80 - PARTE 3
de Cecilia Mangini, Lino Del Fra
Itália, 1982 – 63 min

Em LA BRIGLIA SUL COLLO, uma criança dos subúrbios de Roma foi considerada pelos seus pais e pela escola como desajustada. Através desta história, Mangini propõe uma reflexão sobre o conformismo e opressão da autoridade. Seguido pelo último episódio de COMIZI D’AMORE ‘80, que investiga o que os italianos pensam sobre sexo e género. Agora, as perguntas são sobre pudor e casamento.

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29/10/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini
In Viaggio con Cecilia
de Mariangela Barbanente, Cecilia Mangini
Itália, 2013 - 74 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Cecilia Mangini

com a presença de Mariangela Barbanente
As duas realizadoras lançam-se num road movie pela sua terra natal (Puglia), paisagem central nos documentários feitos por Mangini nos anos 1960. Épocas e lugares entrelaçam-se, em que os arquivos interagem com o presente mapeando as alterações sociais e políticas daquele território.

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29/10/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini
Zwölf Stühle
“Doze Cadeiras”
de Ulrike Ottinger
com Georgiy Deliev, Gennaidy Skarga, Svetlana Dyagilyeva
Alemanha, 2004 - 199 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Ulrike Ottinger
União Soviética, 1927. Dois vigaristas perseguem um conjunto de cadeiras expropriadas após a Revolução pelo país – uma delas tem joias escondidas nos acabamentos. A primeira ficção de Ottinger em 15 anos, ZWÖLF STÜHLE é uma adaptação do romance emblemático dos escritores Ilf e Petrov. Ottinger encontra um drama pré-shakespeariano no texto, muda a localização principal de Moscovo para Odessa e continua a sua investigação não ficcional da Ucrânia contemporânea, justapondo o romance e a atualidade de forma anacrónica. Primeira exibição na Cinemateca.

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