28/10/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini
Felice Natale | Comizi d’Amore ‘80 - Parte 2
duração total da projeção: 77 min | M/12
legendados eletronicamente em português e inglês
Cecilia Mangini
FELICE NATALE
de Cecilia Mangini
Itália, 1965 – 14 min

COMIZI D’AMORE ‘80 - PARTE 2
de Cecilia Mangini, Lino del Fra
Itália, 1982 – 63 min

Em FELICE NATALE, Cecilia Mangini denuncia, com ironia e enorme clarividência, a falsa mitologia do consumo de bens de massa e artigos de moda. É seguido pelo segundo episódio da série inspirada no COMIZI D’AMORE de Pasolini. Desta vez, os italianos são confrontados com duras perguntas sobre sexo antes do casamento, casos extraconjugais e homossexualidade.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
28/10/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini
Superbia – Der Stolz | Das Exemplar | Laokoon & Söhne
duração total da projeção: 82 min | M/12
legendados em inglês e eletronicamente em português
Ulrike Ottinger
SUPERBIA – DER STOLZ 
“Superbia - O Orgulho”
de Ulrike Ottinger
com Delphine Seyrig, Irm Hermann
RFA, 1986 – 16 min

DAS EXEMPLAR
“O Espécimen”
de Ulrike Ottinger
Alemanha, 2002 - 18’

LAOKOON & SÖHNE
“Laocoon & Filhos”
de Ulrike Ottinger, Tabea Blumenschein
com Tabea Blumenschein, Ulrike Ottinger
RFA, 1972/3 - 48 min

SUPERBIA – DER STOLZ integrou o filme colectivo SEVEN WOMEN, SEVEN SINS (os outros segmentos foram realizados por Chantal Akerman e Bette Gordon, entre outras). A procissão que se vê no filme é, entre outras coisas, uma despedida de um período no trabalho de Ottinger, que daí em diante exploraria cada vez mais outros mundos, culturas e universos. Situado em 1905, em DAS EXEMPLAR um leigo com medo dos revolucionários entrou num sono letárgico e passou vinte anos num museu da época anterior como exemplar da sua classe. Até que acordou… A adaptação de Ottinger de um conto grotesco de Valentin Kataev faz parte do projecto monumental SÜDOSTPASSAGE, mas este segmento tem valor por si só graças a um estilo teatral estilizado à imagem da arte soviética dos anos 1920. LAOKOON & SÖHNE decorre num país imaginário, habitado apenas por mulheres. Esmeralda del Rio empreende uma série de transformações, tornando-se viúva na tundra gelada, patinadora no gelo e até o gigolo Jimmy. O turbilhão excêntrico de imagens, acompanhado de uma narração divertida e caprichosa, é um exercício surrealista, um ritual e um jogo requintado tão sério como só os jogos o podem ser. “Os contos de fadas estão a chegar; os contos de fadas vieram para ficar.” DAS EXEMPLAR é uma primeira exibição na Cinemateca.

consulte aFOLHA DA CINEMATECA aqui
28/10/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini
Countdown
de Ulrike Ottinger
Alemanha, 1990 - 196 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Ulrike Ottinger
A primeira etapa da reunificação alemã foi a substituição do marco da Alemanha de Leste pelo marco alemão. Ottinger regista de forma cronológica os dez dias que antecederam a unificação das moedas. Se a metamorfose é um tema importante para a realizadora em geral, em COUNTDOWN, ela observa, apoiando-se em citações de Walter Benjamin, mas cheia de dúvidas, o país inteiro a transformar-se. Adota o registo do diário de viagem observacional, que descobriu na China, para olhar para o seu próprio país, estranho e novo. Um documento de transição único.

consulte aFOLHA DA CINEMATECA aqui