23/10/2021, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
The Invisible Man
O Homem Invisível
de James Whale
com Claude Rains, Gloria Stuart, Henry Travers
Estados Unidos, 1933 - 69 min
legendado eletronicamente em português | M/12
THE INVISIBLE MAN, primeira adaptação ao cinema do romance de H. G. Wells, permanece como a mais famosa e aquela cujo sucesso deu origem a uma série na Universal: Jack Griffin é um cientista que descobre o segredo da invisibilidade, mas acaba por enlouquecer em resultado da aplicação da fórmula a si mesmo. O filme mistura habilmente terror e humor, mas o seu triunfo resultou particularmente dos notáveis, e à época assombrosos, efeitos especiais. Eram de John Fulton, que se tornou mestre na matéria da invisibilidade, combinando efeitos mecânicos de manipulação de marionetas e efeitos óticos.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
23/10/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini
Il Mondo a Scatti
de Cecilia Mangini, Paolo Pisanelli
Itália, 2021 - 89 min
legendado eletronicamente em português e inglês | M/12
Cecilia Mangini

Com a presença de Paolo Pisanelli
Paolo filma Cecilia. Este filme póstumo de Mangini é um diálogo entre duas pessoas que pensam sobre o visível e o invisível que existe no mundo, cruzando imagens do presente e do passado.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
23/10/2021, 17h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini
As Imagens de Cecilia Mangini: Encontro com Marco Bertozzi
Mesa-redonda
Moderada por Luciana Fina, esta conversa com Marco Bertozzi (grande especialista da história do documentário italiano e que participará a partir de uma ligação online) irá refletir sobre os principais aspetos da obra de Cecilia Mangini. Participa também no encontro o realizador Paolo Pisanelli, co-autor com Cecilia Mangini dos seus derradeiros filmes. A conversa terá lugar em italiano e português.

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete trinta minutos antes do início da mesa-redonda.
23/10/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini
Freak Orlando
de Ulrike Ottinger
com Magdalena Montezuma, Delphine Seyrig, Jackie Raynal
RFA, 1981 - 126 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Ulrike Ottinger

com a presença Ulrike Ottinger
Ottinger inspira-se em FREAKS, de Tod Browning, e Orlando, de Virginia Woolf, para nos convidar para o seu próprio “pequeno teatro do mundo” e relatar a história humana em cinco capítulos. Esta interpretação artaudiana, carnaval circense e tour de force de coreografia cinematográfica, protagonizada por Magdalena Montezuma, Delphine Seyrig e Jackie Raynal, é um marco na história da vanguarda europeia. Concepções de beleza e fealdade misturam-se para criar um mundo utópico em que há lugar para todos apesar do sofrimento e da injustiça.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
23/10/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini
Still Moving | Unter Schnee
duração total da projeção: 137 min | M/12
legendados em inglês e eletronicamente em português
Ulrike Ottinger

com a presença de Ulrike Ottinger
STILL MOVING
de Ulrike Ottinger
Alemanha, 2009 -  29 min

UNTER SCHNEE
“Debaixo de Neve”
de Ulrike Ottinger 
Alemanha, 2011 - 108 min

STILL MOVING é um dos filmes mais pessoais da realizadora e permite compreender o seu processo artístico. Trata-se de uma montagem da coleção africana do pai, fotografias tiradas por Ottinger nos anos 1970, imagens de uma peça de teatro baseada em Johann Nestroy e um filme em 8mm da comemoração do aniversário de Lil Picard, uma artista que socializou tanto com dadaístas como com a "Fábrica" de Warhol. Exposição sob a forma de filme, dedicatória a um pai aventureiro, museu de arte secreto, gabinete de curiosidades: um universo inteiro por si só. Em UNTER SCHNEE, a exploração da Ásia por Ottinger leva-nos a Echigo, uma terra misteriosa coberta de neve a maior parte do ano. Hokuetsu seppu (“Contos do País da Neve”), de Suzuki Bokushi, escrito em meados do séc. XIX, serve de guia ao filme em que a realizadora mistura documentário, ficção e etnografia. “Os meus interesses juntam-se praticamente todos em UNTER SCHNEE: formas teatrais asiáticas como kabuki, no ou bunraku, música, paisagens de cortar a respiração, pessoas criativas que gerem com mestria a sua vida quotidiana em condições difíceis e se reúnem para actividades sociais e artísticas” (Ulrike Ottinger). Primeiras exibições na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui