17/09/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema de Vichy – A França Ocupada (1940-44)
L’Assassinat du Père Noël
Mataram o Pai Natal
de Christian-Jaque
com Harry Baur, Renée Faure, Raymond Rouleau, Robert Le Vigan
França, 1942 - 104 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptado de um romance policial de Pierre Véry, com a colaboração do próprio autor e produzido pela Continental, este é um dos filmes mais conhecidos a terem sido feitos em França no período da Ocupação. Apesar do desenlace feliz, trata-se de uma história cheia de misteriosas intrigas e com alguns personagens perversos, movidos pela inveja, num reflexo do clima de suspeição e insegurança que reinava no país. A ação é situada numa aldeia onde é roubado um precioso anel que faz parte das relíquias da igreja local, na qual é encontrado o cadáver de um desconhecido, vestido de Pai Natal. Ativo de 1932 a 1977, Christian-Jaque, de quem veremos três filmes neste ciclo, foi um dos mais fecundos e competentes filmmakers do cinema francês da sua geração, tendo abordado todos os géneros, com resultados muitas vezes excelentes (além dos filmes que apresentamos neste ciclo, podemos citar BOULE DE SUIF, de 1945). Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/09/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias de Objetos, Objetos nas Histórias
Winchester ‘73
Winchester 73
de Anthony Mann
com James Stewart, Shelley Winters, Dan Duryea, John McIntire, Stephen McNally, Millard Mitchell
Estados Unidos, 1950 - 92 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12
O primeiro filme de Anthony Mann com James Stewart, numa série de cruzamentos das várias mitologias do western (as guerras índias, as cidades turbulentas, as grandes cavalgadas, os duelos). A história é a da perseguição que, ao longo de todo o Oeste, Stewart move ao seu meio-irmão, McNally, assassino do pai, e da rivalidade entre vários grupos à volta de uma das armas mais cobiçadas: a Winchester 73. Destaque para Dan Duryea, um truculento e extrovertido vilão, que tem uma das mais notáveis mortes no cinema.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/09/2021, 21h30 | Esplanada
Histórias de Objetos, Objetos nas Histórias
2001: A Space Odyssey
2001: Uma Odisseia no Espaço
de Stanley Kubrick
com Keir Dullea, Gary Lockwood
Estados Unidos, Reino Unido, 1968 - 150 min
legendado em português | M/12
Um dos filmes mais influentes do cinema moderno, que revolucionou a ficção científica em 1968, com os efeitos especiais de Douglas Trumbull. Mas é também uma reflexão sobre o destino do homem, num futuro que requer outros saberes e capacidades. O gigantesco “totem” negro faz-nos aceder, como num ecrã, a um vasto universo de questões, dúvidas que este filme levanta em confronto com a evolução técnica do Homem e o mistério sem fim do cosmos e de Deus.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui