15/09/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias de Objetos, Objetos nas Histórias
Ladri di Biciclette
Ladrões de Bicicletas
de Vittorio De Sica
com Lamberto Maggiorani, Lianella Carrelli, Enzo Staiola
Itália, 1947 - 90 min
legendado em português | M/6
O mais célebre filme de De Sica como realizador, emblemático da força do cinema italiano no imediato pós-guerra, muito imitado e nunca igualado. Através da trágica e comovente história de um homem que anda pelas ruas de Roma em companhia do filho, atrás da bicicleta que lhe roubaram e que é o seu instrumento de trabalho, De Sica retrata as dúvidas, dificuldades e esperanças de todo um país. Escreveu Manuel Cintra Ferreira que, neste filme, a obra-prima máxima de De Sica, o “’fait-divers’ adquire a forma de uma tragédia sobre a condição humana”.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
15/09/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema de Vichy – A França Ocupada (1940-44)
Boléro
de Jean Boyer
com Arletty, André Luguet, Jacques Dumesnil
França, 1942 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ativo de 1931 a 1964, Jean Boyer realizou mais de sessenta filmes, entre os quais muitas comédias e trabalhou com vedetas como Michel Simon, Fernandel e Arletty, que é a estrela deste filme. Adaptado de uma peça de boulevard, BOLÉRO encena uma guerra entre vizinhos: um arquiteto está à beira de uma crise de nervos porque a sua vizinha, que tem um salão de alta-costura no seu apartamento, ouve com demasiada frequência o Bolero de Ravel. Para vingar-se do arquiteto, a mulher faz com que uma amiga (Arletty) vá à casa dele, fazendo-se passar por louca. Seguem-se uma série de mal-entendidos, dignos de uma screwball comedy americana. Se muitos filmes apresentados neste ciclo anunciam a chamada Qualité Française dos anos trinta, BOLÉRO prolonga a veia da comédia francesa dos anos trinta, situada nos meios da alta roda, com uma notável performance de conjunto dos atores. A título de curiosidade: a jovem Simone Signoret tem um minúsculo papel, mas não é creditada no genérico. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui

 
15/09/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias de Objetos, Objetos nas Histórias
Jalsaghar
O Salão de Música
de Satyajit Ray
com Chabi Biswas, Padma Devi, Gangapada Basu
Índia, 1959 - 98 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
Devido à instabilidade meteorológica prevista para hoje, a sessão anunciada na Esplanada terá lugar na Sala M. Félix Ribeiro.
O SALÃO DE MÚSICA é um dos filmes mais belos e célebres do grande mestre indiano e foi também o filme através do qual toda uma geração de espectadores europeus o descobriu. Realizado com o habitual requinte de Ray nesta fase da sua obra, o filme conta a história de um aristocrata sem descendência, que desbarata a fortuna realizando sumptuosos espetáculos musicais. À beira da ruína, prepara uma derradeira soirée, destinada a ultrapassar em extravagância todas as anteriores. Uma das imagens mais inesquecíveis da história do cinema: a do deslumbrante candeeiro do salão de música refletido no copo do aristocrata caído em desgraça. É o seu “Rosebud”.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui