17/06/2021, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca a Augusto M. Seabra
Enamorada
Enamorada
de Emilio Fernández
com Maria Félix, Pedro Armendáriz, Fernando Fernández, José Morcillo, Miguel Inclán
México, 1946 - 97 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nos anos 40 e 50, o cinema mexicano era feito em moldes industriais e era exportado para vários países do mundo. ENAMORADA é um dos grandes clássicos deste cinema (foi inclusive objeto de um remake em Hollywood), realizado pelo cineasta mais célebre do país, com duas das suas maiores vedetas e a magnífica fotografia de Gabriel Figueroa. Trata-se da história de um personagem à Pancho Villa, que ocupa uma pequena cidade, onde se apaixona pela vulcânica filha de um dos homens mais ricos da terra, que o trata literalmente com os pés. Mas, quando o homem bate em retirada, a mulher segue-o, no plano final, plagiado de MOROCCO, de Sternberg. A última passagem na Cinemateca foi em 2008. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/06/2021, 17h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | No Coração do Noir
The Hitch-Hiker
Arrojada Aventura
de Ida Lupino
com Edmond O’Brien, Frank Lovejoy, William Talman
Estados Unidos, 1953 - 71 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Dos mais célebres filmes realizados por Ida Lupino, THE HITCH-HIKER é um road movie noir em cenários rurais, produzido pela independente The Filmakers que Lupino formara anos antes com Collier Young para filmar o realismo da sociedade americana tornando-se o caso raro de uma mulher realizadora na clássica Hollywood. Seguindo uma história e protagonistas masculinos, é um filme de medo e suspense extraordinário, grande intensidade claustrofóbica, fabulosas fotografia e mise-en-scène. O argumento é inspirado nos atos de um serial-killer que aterrorizou a Califórnia no princípio da década de 1950: dois amigos, de volta de um dia de pescaria, dão boleia a um estranho. Esse estranho (William Talman) é, sem favor, um dos vilões mais assustadores em toda a história do cinema americano. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/06/2021, 18h45 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca a Augusto M. Seabra
O Thiassos
“A Viagem dos Comediantes"
de Theo Angelopoulos
com Eva Kotamanidou, Aliki Georgouli, Stratos Pachis, Maria Vassiliou, Vangelis Kazan
Grécia, 1975 - 231 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Um filme-fresco sobre a história da Grécia de 1939 a 1952 vista através do percurso de uma companhia de teatro ambulante que percorre o país representando sempre a mesma peça. Organizando-se em quadros relativamente independentes comentados por monólogos, slogans ou por canções, “A VIAGEM DOS COMEDIANTES” revela a tragédia grega segundo um olhar brechtiano tão característico do cinema de Angelopoulos. Prémio da crítica no Festival de Cannes de 75, o filme que fez circular o nome do cineasta pelo mundo inteiro é para muitos a sua obra-prima.  A última passagem na Cinemateca foi em 2012. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui