11/06/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | No Coração do Noir
Leave Her to Heaven
Amar Foi a Minha Perdição
de John M. Stahl
com Gene Tierney, Cornel Wilde, Jeanne Crain, Vincent Price
Estados Unidos, 1945 - 108 min
legendado em português | M/12
Melodrama fabuloso, em que a dimensão noir tem a paleta de um exuberante Technicolor (como, nos anos 1950, SLIGHTLY SCARLET de Allan Dwan ou PARTY GIRL de Nicholas Ray), produzindo o que Meredith Brody definiu como um efeito de corrupção. Um mundo quase híperreal graças à incandescência luminosa do seu ambiente noir, na formulação de Martin Scorsese. A narrativa em flashback, polvilhada de elementos psicanalíticos e moldada na tragédia grega, constrói-se à volta da complexa, fascinante, mórbida, extrema personagem de Gene Tierney. Uma “mulher fatal” dominada pela obsessão na figura paterna e por um doentio sentido de posse pelo homem com quem casa, age no limite da manipulação, do ciúme, da vingança, sentimentos pelos quais está disposta a tudo, até a uma encenação suicidária para que continuem a cumprir-se depois de morta. Uma obra-prima.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
11/06/2021, 17h45 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | No Coração do Noir
Force of Evil
A Força do Mal
de Abraham Polonsky
com John Garfield, Beatrice Pearson, Thomas Gomez, Roy Roberts, Marie Windsor
Estados Unidos, 1948 - 78 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12
Parábola sobre o capitalismo, a partir de uma revisitação à de Caim e Abel, FORCE OF EVIL corresponde a um projeto de Abraham Polonsky e John Garfield, que haviam trabalhado juntos em BODY AND SOUL de Robert Rossen (1947), com argumento do primeiro e protagonismo do segundo. Acabaram-no vítimas do McCarthismo, que lançou o anátema da “lista negra” ao realizador negando-lhe o trabalho em Hollywood, que ainda assim prosseguiu sob pseudónimos nas décadas seguintes, sobretudo como argumentista. O poder do filme, de rara ressonância política, falhou o sucesso junto do público da época, e conquistou o culto. David Thomson chamou-lhe um filme inacreditável como produção de Hollywood: “É uma fábula negra extraída de Karl Marx, mas filmada como se Fritz Lang a tivesse realizado na Alemanha.” A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
11/06/2021, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca a Augusto M. Seabra
A Touch of Zen / Xia Nu
de King Hu
com Hsu Feng, Shin Chun, Roy Chiao
Hong-Kong, 1971 - 178 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Um dos grandes clássicos do cinema de artes marciais. Um jovem artista, que vive isolado com a mãe, conhece uma jovem que está a ser perseguida por homens a soldo de um aristocrata que matara o pai dela. Muitas batalhas e combates se sucedem antes que tudo se resolva. A coreografia das batalhas é magistral, com todos os efeitos e figuras de estilo que tornaram o cinema de artes marciais um dos géneros mais populares em todo o mundo, num fenómeno equivalente ao que se passou com o western nos anos 50. A única passagem na Cinemateca foi em 2010. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui