05/05/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Clássicos do Cinema Coreano

Em colaboração com a Embaixada da República da Coreia, por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com Portugal
Choihui Jeungin
“A Última Testemunha”
de Lee Doo-yong
com Hah Myung-joong, Choi Bool-am, Jeong Yun-hui
República da Coreia, 1980 - 157 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Nascido em 1942, Lee Doo-yong realizou mais de sessenta filmes, em variados géneros. Foi o introdutor do cinema “de ação” na Coreia e fez inclusive um filme em que Bruce Lee sai da tumba para lutar. CHOIHUI JEUNGIN é um thriller com uma trama simples, mas cujos desdobramentos se tornam cada vez mais complexos. Antes de ser morto, um capitão que luta contra as guerrilhas comunistas manda um mapa do tesouro à sua filha. Alguns comunistas saem em busca do mapa, ao passo que a filha do militar e o seu marido vão em busca do tesouro. A história tem complicadas ramificações e um epílogo, situado vinte anos depois do início.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
05/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa
Havarie
de Philip Scheffner
Alemanha, 2016 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Em HAVARIE Philip Scheffner apropria-se de um vídeo filmado a partir de um navio de passageiros, que mostra um barco de refugiados no Mar Mediterrâneo, e retrabalha-o, dilatando os seus três minutos de duração até aos 93 minutos da operação de salvamento. Distinguindo-se da imagem, a banda sonora desloca-nos dos sons do resgate para conflitos de outros tempos, abrindo o filme a realidades distintas enquanto os nossos olhos se fixam em silhuetas distantes. Refletindo sobre a crise dos refugiados e os limites do que vemos habitualmente, Scheffner afirmará que “é importante que o espectador questione a sua posição.” Primeira exibição na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui