08/05/2021, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior - Sábados em Família
Song of the Sea
A Canção do Mar
de Tomm Moore
Irlanda, Bélgica, França, Luxemburgo, Dinamarca, 2014 - 93 min
dobrado em português | M/6
Filme de animação inspirado nas "Selkies", criaturas de origem mitológica do folclore irlandês, que vivem como focas no mar, mas que em terra se tornam humanas. A CANÇÃO DO MAR conta a história de Ben e sua irmã mais nova Saorsie, que, desde a trágica morte da mãe, vivem com o pai num grande farol junto ao mar. Ambos embarcam numa viagem fantástica, através de um mundo de lendas e criaturas mágicas, em que terão de enfrentar os seus medos mais profundos. Realizado por Toom Moore foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme de Animação, conquistando outros importantes prémios. Primeira exibição na Cinemateca.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
08/05/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Clássicos do Cinema Coreano

Em colaboração com a Embaixada da República da Coreia, por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com Portugal
Seong Chun-Hyang
“Seong Chun-hyang”
de Shin Sang-ok
com Choi Eun-hee , Kim Jin-kyu, Do Kum-bong
República da Coreia, 1961 - 143 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Shin Sang-ok tem nada menos de três dos seus filmes incluídos neste Ciclo. Realizou mais de oitenta e a sua vida foi marcada por um episódio digno de um filme de espionagem. Depois de uma prolífica carreira como produtor e realizador, ele e a sua mulher foram raptados em 1978 e levados para a Coreia do Norte, forçados a ajudar a outra metade do país a ter uma indústria de cinema. O casal ali permaneceu por oito anos, antes de fugir. Antes disso, Shin Sang-ok realizara dezenas de filmes na Coreia do Sul, o primeiro dos quais em 1952. SEONG CHUN-HYANG (por vezes designado como CHUN-HYANG) adapta um conto clássico da literatura coreana, cujo autor e data são desconhecidos. Trata-se da história de uma mulher que se casa secretamente com o amante, que a seguir parte para Seul, para fazer os seus estudos. Um poderoso magistrado quer a mulher para si, ela recusa, é presa e torturada. Mas o noivo regressa, como agente secreto, para salvá-la. Este foi o primeiro filme coreano a ter sido realizado em Cinemascope e a cores e será apresentado numa cópia magnificamente restaurada.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
08/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa
F.R 1 Antwortet Nicht
I.F. 1 Não Responde
de Karl Hartl
com Hans Albers, Paul Hartmann, Sybille Schmitz, Peter Lorre
Alemanha, 1932 - 113 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Produzido por Erich Pommer, este filme foi a maior aposta comercial da UFA em I932 e inscreve-se na categoria do cinema de “antecipação” científica de então, apoiada em dados científicos verosímeis, à volta de uma gigantesca plataforma no Atlântico, misto de porta-aviões e de plataforma petrolífera. Uma história de espionagem num gigantismo cénico herdeiro de METROPOLIS. Uma obra maior, injustamente esquecida e que a Cinemateca já exibiu entre os melhores filmes do século, no ano do centenário do cinema. O filme não é apresentado na Cinemateca desde 2001.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui