12/12/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Em colaboração com Il Cinema Ritrovato
The Amazing Dr. Clitterhouse
O Génio do Crime
de Anatole Litvak
com Edward G. Robinson, Humphrey Bogart, Claire Trevor
Estados Unidos, 1938 - 87 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Com argumento adaptado de um grande sucesso nos palcos teatrais, THE AMAZING DR. CLITTERHOUSE põe em cena a personagem de um médico psiquiatra (Robinson) da alta de Nova Iorque que mergulha no submundo com o propósito de estudar a “mente criminosa”. O gang com que se envolve é liderado por Humphrey Bogart, naqueles anos em que se especializava em papéis de vilão, à espera de renascer como herói e galã. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
12/12/2024, 18h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Que Farei Eu com Esta Espada?
Barronhos – Quem Teve Medo Do Poder Popular?
de Luís Filipe Rocha
Portugal, 1976 - 52 min
M/12
Comunidade

com a presença de Luís Filipe Rocha

BARRONHOS... parte de um assassinato ocorrido num bairro da periferia de Lisboa para prosseguir uma investigação sobre o bairro no contexto social e político pós-revolucionário, que se vivia no Portugal de meados da década de 1970. Luís Filipe Rocha vê-o como o seu primeiro filme, “um documentário dramatizado sobre um crime de morte num bairro de lata, durante o Verão Quente de 1975”. A apresentar em nova cópia digital. À projeção segue-se uma conversa entre Luís Filipe Rocha, o arquiteto Ricardo Santos (autor de uma investigação publicada sobre as operações SAAL), o engenheiro Albano Pereira e o arquiteto José Cid.
 
12/12/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Chris Marker – A Memória Das Imagens (Parte II)

Em colaboração com a Festa do Cinema Francês
Curtas-Metragens de Chris Marker
LES ASTRONAUTES
de Walerian Borowczyk
colaboração de Chris Marker
França, 1959 – 14 min

AN OWL IS AN OWL IS AN OWL
França, 1990 – 3 min

ZOO PIECE
França, 1990 – 3 min

SLON TANGO
França, 1990 – 4 min

CHAT ÉCOUTANT LA MUSIQUE
França, 1990 – 3 min

LA THÉORIE DES ENSEMBLES
França, 1991 – 13 min

E-CLIP-SE
França, 1999 – 8 min

LEILA ATTACKS
França, 2006 – 1 min

CHATS PERCHÉS
França, 2004 – 58 min

filmes de Chris Marker
duração total da projeção: 107 min
legendados eletronicamente em português | M/12
É conhecida a profunda relação que une Chris Marker aos muitos animais que atravessam os seus filmes, das corujas, aos muitos gatos, entre os quais Guillaume, o gato que se apresenta como o seu alter-ego. A abrir uma sessão dedicada ao “bestiário” do cineasta, encontramos LES ASTRONAUTES, uma animação experimental em que colabora com Walerian Borowczyk e uma obra de colagem em que aparece, desde logo, a coruja Anabase, inevitavelmente conotada com a obra futura de Marker. Em AN OWL IS AN OWL IS AN OWL, séries de imagens de corujas surgem num computador; ZOO PICE, apresenta uma sequência de retratos de animais; e em SLON TANGO, Marker faz dançar um elefante do jardim zoológico de Ljubljana, ao som do Tango de Stravinsky. CHAT ÉCOUTANT LA MUSIQUE retrata um gato deitado sobre as teclas de um piano. Em LA THÉORIE DES ENSEMBLES a matemática e a informática surgem associadas à Arca de Noé. E-CLIP-SE, por seu lado, é uma flânerie visual em torno de um eclipse filmado no Jardin des Plantes, em que a câmara assume a visão de uma coruja. Em LEILA ATTACKS os protagonistas são um gato e um rato. CHATS PERCHÉS, o filme mais longo da sessão, segue os gatos pintados que em 2001 começam a aparecer nas paredes de Paris, que tão facilmente identificamos com a obra de Chris Marker. Alguns destes vídeos fazem parte da instalação Zapping Zone (Zona Bestiário). Com exceção de LES ASTRONAUTES e SLON TANGO os restantes filmes são primeiras exibições. A apresentar em cópias digitais. 
 
12/12/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Octameron
de David Bonneville
com alunos finalistas do Curso Profissional de Actores da ACT (2023/2024)
Portugal, 2024 - 80 min
M/16
com a presença de David Bonneville e dos atores
Realizado por David Bonneville (O ÚLTIMO BANHO) a partir de um exercício de argumento desenvolvido com 31 alunos do Módulo de Cinema do 3º ano do Curso Profissional de Actores da ACT, o  filme  é composto  por várias histórias distintas passadas em ambiente universitário, mostrando conflitos de relacionamento entre alunos e professores.