CICLO
Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”


“Os melodramas de Teuvo Tulio inscrevem-se na grande tradição operática, são tão profundos como absurdos.” A frase é de Peter von Bagh, a quem a Cinemateca deve a sugestão da apre-sentação da obra do seminal cineasta finlandês, “mestre no domínio dos códigos do melodra-ma”. Foi Peter von Bagh, em dupla com Aki Kaurismaki, quem mostrou o primeiro filme de Tulio na Cinemateca, “COMO TU ME DESEJASTE”, numa carta branca partilhada em 2005, o mesmo ano em que, no rasto dessa projeção, aqui se viu “A CANÇÃO DA FLOR ESCARLATE”. No mês em que a programação celebra o cinema de Peter von Bagh, com a apresentação da retrospetiva “O Último dos Loucos – Homenagem a Peter von Bagh”, programam-se seis filmes de Tulio reveladores dessa obra melodramática feita de excessos, extravagâncias, profundezas e absurdos.
Nascido na Rússia, chegado a Helsínquia aos dez anos e mais tarde tornado cidadão finlan-dês, Teuvo Tulio (1912-2000), foi um muito popular ator do cinema mudo, conhecido como “o Valentino finlandês”. Foi em 1936 que se estreou na produção e realização, com TAISTELU HEIKKILAN TALOSTA /”LUTA PELA CASA DE HEIKKILA”, com Regina Linnanheimo, que seria sua companheira, atriz e colaboradora (na escrita de argumentos). Esta primeira obra é um dos títulos “desaparecidos” dos dezasseis filmes realizados por Tulio entre os anos trinta e 1973 (SENSUELA), todos eles melodramas, exceção feita a uma comédia (VIHTORI JA KLAARA, 39). Notou Peter von Bagh: trabalhando os códigos do melodrama no quadro de um espírito tradicionalmente finlandês, a obra de Tulio divide-se em dois grandes períodos, o dos anos trinta anteriores à Segunda Guerra (onde Tulio serviu como operador de câmara), marcado pela influência do cinema checo seu contemporâneo, e os que a partir de 1944 são feitos sob a sua sombra e ressaca, também acompanhando a passagem da Finlândia rural para uma sociedade urbana. No primeiro caso há um maior idealismo e presença da natureza ocupando a cidade o lugar do pecado; os mais negros filmes da “segunda fase” acompanham uma migração para a cidade e deles destila uma profunda sensação de perda. Marcadamente eróticos, são todos eles (ou quase todos eles), variações sobre o mesmo tema da rapariga jovem e inocente que vive um primeiro grande amor e é traída pela crueza da vida na impossibilidade da felicidade. É uma obra feita de recorrências narrativas mas também visuais (há mesmo excertos de filmes que passam de uns filmes para os outros, sobretudo a partir de “MULHER CRIMINOSA”, 1952), o que também se terá devido ao facto de Tulio assumir o papel de produtor independente cujos poucos recursos não refreavam a persistência em filmar), e até “repetições maníacas”, outra expressão de von Bagh, que notava nos seus filmes uma certa falta de polimento que fazia deles “diamantes em bruto”. A estranheza de Tulio, que o crítico sueco Hans Kutter de-signou o “pássaro selvagem” do cinema finlandês, terá levado da popularidade ao declínio e durante muitas décadas ao esquecimento na própria Finlândia. A obra foi resgatada nos anos oitenta pela ação de defensores como os irmãos Kaurismaki, e já neste milénio, na sequência do restauro dos seus filmes sobreviventes pelo arquivo finlandês, começou a circular um pouco por todo o lado. “Os filmes de Tulio nunca foram tão importantes como agora” disse por essa altura Peter von Bagh.
 

 
09/07/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”

LAULU TULIPUNAISESTA KUKASTA
“A Canção da Flor Escarlate”
de Teuvo Tulio
Finlândia, 1938 - 99 min
 
16/07/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”

UNELMA KARJAMAJALLA
“Nos Campos dos Sonhos”
de Teuvo Tulio
Finlândia, 1940 - 97 min
17/07/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”

SELLAISENA KUIN SINÄ MINUT HALUSIT
“Como Tu Me Desejaste”
de Teuvo Tulio
Finlândia, 1944 - 99 min
20/07/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”

RAUKKAUDEN RISTI
“A Cruz do Amor”
de Teuvo Tulio
Finlândia,, 1946 - 95 min
21/07/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”

RIKOLLINEN NAINEN
“Mulher Criminosa”
de Teuvo Tulio
Finlândia, 1952 – 108 min / legendado em francês e, 1952 - 108 min
09/07/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”
LAULU TULIPUNAISESTA KUKASTA
“A Canção da Flor Escarlate”
de Teuvo Tulio
com Kaarlo Oksanen, Regina Linnanheimo, Mirjami Kuosmanen, Nora Mäkinen
Finlândia, 1938 - 99 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12

Adaptação do romance de 1905 de Johannes Linnankoski, de grande popularidade na Finlândia e na Suécia, adaptado ao cinema por Mauritz Stiller em 1919, é um clássico do cinema finlandês. Da primeira fase da filmografia de Teuvo Tulio, é um extraordinário melodrama, marcado por um fulgurante uso dos exteriores que associa a sensualidade da paisagem à da história e personagens. O jovem leviano filho de um grande proprietário agrícola seduz e abandona uma série de raparigas indiferente ao impacto emocional dos seus atos até se ver forçado a enfrentar as suas responsabilidades. Um conto de sexualidade imbuído da obsessão por personagens femininas atormentadas assim como das imagens da água revolta, dos rápidos ou dos cavalos em galope desenfreado que atravessam a obra do realizador.

16/07/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”
UNELMA KARJAMAJALLA
“Nos Campos dos Sonhos”
de Teuvo Tulio
com Sirkka Salonen, Kille Oksanen, Kirsti Hurme, Olga Tainio, Kaarlo Oksanne,
Finlândia, 1940 - 97 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12

Sirkka Salonen, a loira protagonista, fora Miss Europa 1938. Kirsti Hurme, a morena que é sua rival no filme, era a mulher fatal do cinema finlandês. O protagonista masculino, Kille Oksanen era conhecido como uma estrela do futebol. Baseado numa peça sueca, “NOS CAMPOS DOS SONHOS” centra-se numa história de ciúme e se pode ser considerado o menos excessivo dos filmes de Tulio em termos de intensidade melodramática, é um fulgurante exemplo das suas representações da sexualidade e do erotismo com os corpos e a natureza em imagens de esplendorosa fusão. Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em cópia digital.

17/07/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”
SELLAISENA KUIN SINÄ MINUT HALUSIT
“Como Tu Me Desejaste”
de Teuvo Tulio
com Marie-Louise Fock, Ture Ara, Kunto Karapää, Lauri Korpela
Finlândia, 1944 - 99 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12

Na obra de Tulio, é o filme que abre o período sob o negrume da Segunda Guerra, e isso nota-se. “Só podia ter sido filmado por esta altura, “a mais difícil da história da Finlândia” e tem “a mais espantosa sequência de todo o cinema finlandês [a da abertura]” (Peter von Bagh). É um dos mais negros dos seus filmes, construído em flashback e a intromissão do passado no presente, seguindo a história desgraçada de uma rapariga cujo percurso do campo para a cidade é paralelo ao de um idílio sucedido pela implacável dureza da realidade, que no caso implica a miséria e a degradação, um filho ilegítimo, a prostituição, o alcoolismo. Variação muito negra da obsessão de Tulio pelo tema da virtude perdida de uma mulher que quer controlar o próprio destino e sexualidade numa sociedade dominada pela hostilidade masculina. É um filme de espaços noturnos e claustrofóbicos, imagem sofisticada no seu contraste, luz e sombras, mas também de um trabalho notável ao nível do som como no da utilização da música. A apresentar em cópia digital.

20/07/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”
RAUKKAUDEN RISTI
“A Cruz do Amor”
de Teuvo Tulio
com Regina Linnanheimo, Oscar Tengström, Ville Saliminen, Rauli Tuomi
Finlândia,, 1946 - 95 min
legendado em inglês | M/12

“A CRUZ DO AMOR” é um dos mais conhecidos filmes de Teuvo Tulio, baseado em Pushkin e com um argumento de óbvias afinidades narrativas com o precedente “COMO TU ME DESEJASTE”: a ingénua filha de um faroleiro é seduzida por um estrangeiro, muda-se para a cidade e depara com a crueza de uma dura realidade que implica a traição do amante e uma vida de prostituição. Usualmente adjetivado como um melodrama expressionista, é indissociável do seu esplendoroso ambiente visual marcado pela iluminação abstrata e os cenários extravagantes. A protagonista é Regina Linnanheimo, de quem Peter von Bagh falou como uma estrela “que acabaria por abandonar todas as ‘regras’ da interpretação” e cujas “representações de histeria, pânico, medo e loucura” fazem parte dos mais altos momentos “do melodrama à escala mundial”. Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em cópia digital.

21/07/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Teuvo Tulio – Os “Melodramas Profundos e Absurdos”
RIKOLLINEN NAINEN
“Mulher Criminosa”
de Teuvo Tulio
com Regina Linnanheimo, Eija Karipää, Tauno Majuri, Kurt Ingvall, Martti Petsola
Finlândia, 1952 – 108 min / legendado em francês e, 1952 - 108 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12

Regina Linnanheimo é de novo protagonista num filme em que se empenhou profundamente e cujo argumento é unicamente da sua autoria e num papel pensado à sua medida. É assinalável a perspetiva feminista neste filme em que subliminarmente se associa o casamento a uma prisão e aos efeitos sobre a identidade. A história é a de uma mulher que sofre um acidente que a torna amnésica, é dada como morta e inocentemente presa e afastada da sua casa e família. “MULHER CRIMINOSA” também envolve rivalidade amorosa, um marido ciumento e bigamia, é foi esta a história retomada em variação em UM HOMEM SEM PASSADO por Aki Kaurismaki, que sempre afirmou a importância e a influência do cinema de Teuvo Tulio na sua própria obra. Primeira exibição na Cinemateca.