07/11/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Uma das obras-primas do cinema mudo, onde Stroheim não se poupou a esforços para transmitir a visão realista que pretendia, chegando a construir em estúdio uma réplica do casino de Monte Carlo quase do tamanho do original. É uma história de sedução, chantagem e crime, tendo por personagens a aristocracia europeia decadente e a alta burguesia americana. Prefigurando os problemas que viria a ter com GREED, Stroheim viu o estúdio tirar-lhe o controlo da montagem. A versão de estreia, em 1922, tinha perto de três horas, mas a relativamente fraca bilheteira levou a Universal a uma remontagem ainda durante a carreira comercial do filme. Essa segunda versão de estreia, com perto de 1h40 de duração, foi a base das cópias de FOOLISH WIVES que se viram durante décadas, com a anuência do próprio Stroheim, que julgava perdida qualquer outra versão. O que vamos apresentar nesta sessão, pela primeira vez em Portugal, é uma reconstrução recentemente estreada (em 2020), fruto de uma colaboração entre o MOMA e o laboratório L’Immagine Ritrovata (Bolonha), feita a partir de cópias sobreviventes, e entretanto encontradas, da primeira versão de estreia, na maior aproximação possível ao que só os primeiros espectadores do filme, há 103 anos, puderam ver.
Filme restaurado pelo The Museum of Modern Art e o San Francisco Silent Film Festival, com o apoio de Ira Resnick, Cineteca di Bologna, National Film Archive of Monaco, Sunrise Foundation for Education and the Arts, Rick Anderson, John e Susan Sinnott, e apoiantes do San Francisco Silent Film Festival Film Preservation Fund.
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