07/11/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Viagem ao Fim do Mudo
Foolish Wives
Esposas Levianas
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Rudolph Christians, Mae Busch
Estados Unidos, 1922 - 157 min
mudo, intertítulos em inglês e legendas eletrónicas em português | M/12
COM ACOMPANHAMENTO AO PIANO POR FILIPE RAPOSO
Uma das obras-primas do cinema mudo, onde Stroheim não se poupou a esforços para transmitir a visão realista que pretendia, chegando a construir em estúdio uma réplica do casino de Monte Carlo quase do tamanho do original. É uma história de sedução, chantagem e crime, tendo por personagens a aristocracia europeia decadente e a alta burguesia americana. Prefigurando os problemas que viria a ter com GREED, Stroheim viu o estúdio tirar-lhe o controlo da montagem. A versão de estreia, em 1922, tinha perto de três horas, mas a relativamente fraca bilheteira levou a Universal a uma remontagem ainda durante a carreira comercial do filme. Essa segunda versão de estreia, com perto de 1h40 de duração, foi a base das cópias de FOOLISH WIVES que se viram durante décadas, com a anuência do próprio Stroheim, que julgava perdida qualquer outra versão. O que vamos apresentar nesta sessão, pela primeira vez em Portugal, é uma reconstrução recentemente estreada (em 2020), fruto de uma colaboração entre o MOMA e o laboratório L’Immagine Ritrovata (Bolonha), feita a partir de cópias sobreviventes, e entretanto encontradas, da primeira versão de estreia, na maior aproximação possível ao que só os primeiros espectadores do filme, há 103 anos, puderam ver.
 
Filme restaurado pelo The Museum of Modern Art e o San Francisco Silent Film Festival, com o apoio de Ira Resnick, Cineteca di Bologna, National Film Archive of Monaco, Sunrise Foundation for Education and the Arts, Rick Anderson, John e Susan Sinnott, e apoiantes do San Francisco Silent Film Festival Film Preservation Fund.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
14/11/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Viagem ao Fim do Mudo
Gosta Berlings Saga
A Lenda de Gösta Berling
de Mauritz Stiller
com Greta Garbo, Lars Hanson
Suécia, 1924 - 180 min
mudo, intertítulos em sueco legendados eletronicamente em português | M/12
COM ACOMPANHAMENTO AO PIANO POR JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA
O filme que revelou uma jovem vedeta: Greta Garbo. Baseado num romance de Selma Lagerlöff situado no início do século XIX, o filme conta a história de um pastor protestante que abandona a igreja e, depois de muitas peripécias, casa-se com a prima da mulher que ama. Mauritz Stiller, um dos raros mestres consagrados do cinema, com Friederich Murnau, a ter trabalhado unicamente no período mudo, fez um verdadeiro fresco, que contém momentos de antologia como o da perseguição dos lobos ao trenó ou o incêndio de uma mansão. Este filme valeu a Stiller um contrato para Hollywood e ele exigiu levar Garbo na sua “bagagem”. Ironicamente, o grande realizador fracassaria em Hollywood, ao passo que a sua protegida tornar-se-ia numa estrela e num mito. Durante décadas, o filme foi visto numa versão reduzida, com pouco mais de uma hora. Hoje, é possível vê-lo num restauro que o aproxima da versão original, com o triplo da duração.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui

 
22/11/2025, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Viagem ao Fim do Mudo
Wings
Asas
de William A. Wellman
com Clara Bow, Charles “Buddy” Rogers, Richard Arlen, Jobyna Ralston, Gary Cooper
Estados Unidos, 1927 - 138 min
mudo, intertítulos em inglês traduzidos eletronicamente em português | M/12
COM ACOMPANHAMENTO AO PIANO POR DANIEL SCHVETZ
A obra-prima que descolou o subgénero “filme de aviação” à guerra e ao melodrama, à qual “Wild” Bill Wellman se entregou de corpo e alma, num trabalho tão pessoal como arriscado, de todos os pontos de vista, foi-lhe entregue pela Paramount dada a experiência de aviador-combatente na frente da Primeira Guerra. Do ano em que o cinema começou a ser falado, é um dos grandes mudos, de que também houve versão sonorizada (em 1929, com efeitos sonoros e uma banda musical da Movietone), um épico de espetacular realismo que explora o papel do avião como arma de guerra, em que as batalhas aéreas atingem píncaros de coreografia cinematográfica (com câmaras no ar e atores aos comandos) e a experimentação tecnológica e artística é incessante. A história celebra o amor e a fraternidade, pondo a brilhar a (It) estrela Clara Bow ao lado de Buddy Rogers e Richard Arlen, em papéis de rivais tornados amigos. E revelando a cintilação futura de Gary Cooper. Primeiro melhor filme do ano da Academia de Hollywood (entregue ao produtor), também distinguido pelos efeitos especiais (sem menção ao realizador que nem convite recebeu para a cerimónia). E de tão grande popularidade que eclipsou, na época, os custos concretos da grandeza da produção (em número de aviões, câmaras, atores e figurantes, meses de rodagem, entre demais acidentadas variáveis). As histórias de bastidores são imbatíveis, a influência na História do cinema, um caso sério. A apresentar em digital, o filme integra também o Ciclo “Viagem ao Fim do Mudo”.