CICLO
Cinemateca Júnior – Sábados Em Família


O mês de maio começa com dois filmes sobre figuras de raparigas e mulheres com as suas lutas e desafios. Em A DOMADORA DE BALEIAS, uma rapariga maori na Nova Zelândia da atualidade, que desafia as tradições patriarcais pelo direito a liderar a sua tribo, e em “CANÇÃO DE EMBALAR”, um grupo de mulheres na Bulgária do início da década de 80, que foram mães enquanto cumpriam pena na prisão, para onde foram atiradas pelas dificuldades da vida.
Segue-se, em colaboração com o FIMFA, um clássico da ficção científica, ET - O EXTRATERRESTRE, uma homenagem ao papel das “formas animadas” na criação dos personagens fantásticos no cinema – neste caso, a personagem principal do extraterrestre – antes da era das imagens e efeitos especiais gerados por computador.
Os dois últimos filmes contam histórias que envolvem a relação conturbada de Portugal com as suas ex-colónias em África e o período que se seguiu sua independência. A história de Alex, um rapaz que perdeu os pais depois da passagem do pai pela guerra em Moçambique, n’A IDADE MAIOR. E a história de NAYOLA, sua mãe e filha, que se passa em Angola entre a guerra civil e a atualidade.
Na manhã do último sábado, não esquecer a oficina ESTRELAS EM CARTAZ, dedicada ao cartaz do cinema e às estrelas do cinema nele retratadas. Desta vez, vamos descobrir o filme O FEITICEIRO DE OZ e fazer para este filme um cartaz muito especial.
 
 
03/05/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinemateca Júnior – Sábados Em Família

Whale Rider
A Domadora de Baleias
de Niki Caro
Nova Zelândia, Alemanha , 2002 - 101 min
 
10/05/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinemateca Júnior – Sábados Em Família

Nani-Na
“Canção de Embalar”
de Binka Jeliaskova
Bulgária, 1982 - 59 min
17/05/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinemateca Júnior – Sábados Em Família

E.T., The Extra-Terrestrial
E.T., o Extraterrestre
de Steven Spielberg
Estados Unidos, 1982 - 115 min
24/05/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinemateca Júnior – Sábados Em Família

A Idade Maior
de Teresa Villaverde
Portugal, Alemanha, 1991 - 119 min
31/05/2025, 11h00 | Biblioteca da Cinemateca
Ciclo Cinemateca Júnior – Sábados Em Família

Estrelas Em Cartaz
03/05/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior – Sábados Em Família
Whale Rider
A Domadora de Baleias
de Niki Caro
com Keisha Castle-Hughes, Rawiri Paratene, Vicky Haughton, Cliff Curtis, Grant Roa
Nova Zelândia, Alemanha , 2002 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/6
Pai é uma rapariga de onze anos pertencente a uma tribo maori da Nova Zelândia. Filha e neta de chefes, acredita que o seu destino é tornar-se o novo líder da tribo. Mil anos de tradição ditam que o chefe deve ser do sexo masculino, e Pai, dividida entre o seu sonho e o seu amor pela família e as tradições da tribo, vai apesar de tudo lutar com todas as suas forças para cumprir o seu destino.

Sessão Descontraída
A sessão decorre numa atmosfera acolhedora, com regras mais flexíveis no que diz respeito ao movimento e ao ruído dos espectadores, e pode implicar pequenos ajustes na iluminação e no som, bem como no acolhimento do público, para melhor se adaptar às suas necessidades. Com a consultoria da associação Acesso Cultura.

consulte a HISTÓRIA VISUAL aqui

consulte a FOLHA da CINEMATECA JUNIOR aqui







 
10/05/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior – Sábados Em Família
Nani-Na
“Canção de Embalar”
de Binka Jeliaskova
Bulgária, 1982 - 59 min
legendado eletronicamente em português e inglês | M/12
Binka Jeliaskova realizou apenas dois documentários, o esquema de produção búlgaro era muito hierarquizado, havendo uma clara distinção entre cinema de ficção, documentário e animação. Depois de A SUA ÚLTIMA PALAVRA, onde a realizadora contara a história de seis mulheres presas e condenadas à morte durante a Segunda Guerra Mundial, eis que regressa ao mesmo universo prisional, desta feita na Bulgária contemporânea. CANÇÃO DE EMBALAR retrata a prisão feminina de Sliven e foca-se, especificamente, na situação das crianças que nascem e crescem com as mães na prisão – e que, algumas delas, já adultas, acabam de novo encarceradas. O filme, realizado em 1982, foi proibido e acabou por só ser visto após a queda do regime soviético. A sessão integra o Ciclo “A Cinemateca com o IndieLisboa – Binka Jeliaskova: A Luta é um Murmúrio” (ver pág. 05). Primeira exibição na Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA JÚNIOR aqui
17/05/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior – Sábados Em Família
E.T., The Extra-Terrestrial
E.T., o Extraterrestre
de Steven Spielberg
com Dee Wallace, Henry Thomas, Peter Coyote, Robert MacNaughton, Drew Barrymore
Estados Unidos, 1982 - 115 min
legendado em português | M/6
sessão com apresentação
Um dos mais célebres filmes de ficção científica jamais feito é também um belíssimo “conto de fadas”, materializado pela magia de Steven Spielberg: num cenário de história de fadas (a nave chaleira, as bicicletas voadoras, a noite do Halloween), Spielberg conta a história de um pequeno “alien” esquecido na Terra que se refugia numa casa onde as crianças o escondem e o ajudam numa odisseia de regresso a casa. Um deslumbramento. Esta sessão acontece, também, no contexto de “A Cinemateca com o FIMFA LX25".

consulte a FOLHA da CINEMATECA  JÚNIOR aqui
24/05/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior – Sábados Em Família
A Idade Maior
de Teresa Villaverde
com Teresa Roby, Joaquim de Almeida, Maria de Medeiros, Ricardo Colares, Vincent Gallo
Portugal, Alemanha, 1991 - 119 min
M/12
No princípio dos anos 70, Portugal estava ainda em guerra com os movimentos de libertação das “províncias ultramarinas”. Os homens eram obrigados a partir para terras que grande parte deles não saberia apontar no mapa. Nessas terras, ou morriam ou transformavam-se. Alex tinha só dez anos, mas lembra-se. Ficou sem pais no início da década de 70, tudo aconteceu em Portugal, mas a guerra não está inocente.
31/05/2025, 11h00 | Biblioteca da Cinemateca
Cinemateca Júnior – Sábados Em Família
Estrelas Em Cartaz

Que estrelas conhecemos dos cartazes de cinema? De que histórias saíram? Têm super-poderes? E nós, poderemos ser estrelas num cartaz de uma sala de cinema? Nesta oficina vamos conhecer a Dorothy, o Leão, o Homem de Lata e o Espantalho, e transformá-los a eles e a nós em estrelas num novo cartaz! Caberemos lado a lado com a nossa personagem preferida.

​Conceção e orientação: Maria Remédio
Duração: 2 horas | Preço: 4€ por participante
Para famílias (crianças acompanhadas de um adulto)
Marcação prévia até 26 de maio para
cinemateca.junior@cinemateca.pt