07/03/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Curtas-Metragens ESAD.CR
com a presença dos realizadores
MANTA DE TIJOLOS
de Lara Tomás
Portugal, 2022-23 – 17 min

NAS TUAS PAREDES
de Lua Malvar
Portugal, 2023-24 – 18 min

SARILHOS PEQUENOS
de Diogo Pinheiro
Portugal, 2023-24 – 24 min

TERRA INCÓGNITA
de Beatriz Carvalho
Portugal, 2023-24 – 17 min

A CASA DA VITÓRIA
de Ema Canelas, Carolina Santos
Portugal, 2023-24 – 23 min

duração total da projeção: 99 min | M/12

O alinhamento desta sessão é composto por filmes realizados por alunos da ESAD.CR, nos anos letivos 2022/23 e 2023/24, onde se cruzam espaços físicos e emocionais, mediados tanto pela imaginação quanto pela memória. MANTA DE TIJOLOS confronta uma família com o passado, numa casa prestes a ser demolida, explorando a relação entre espaço e as lembranças que lá habitam. Em NAS TUAS PAREDES, dois amigos conversam num bar lisboeta, sobre assuntos que vão desde a habitação ao cinema, tendo a imaginação como motor dessas divagações. SARILHOS PEQUENOS propõe uma recolha arqueológica de fragmentos familiares, compondo um delicado arquivo emocional. Em TERRA INCÓGNITA, um álbum de fotografias esquecido numa gaveta desencadeia uma viagem reflexiva por pessoas e lugares há muito deixados para trás. Por fim, A CASA DA VITÓRIA transporta-nos para um mundo de fantasia, onde a jovem Vitória explora uma casa de bonecas habitada por personagens extravagantes.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui

 
12/03/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
A Almería De Leone
de Paulo César Fajardo
Espanha, Itália, Portugal, 2024 - 51 min | M/12
com a presença do realizador
Paulo César Fajardo leva-nos numa viagem ao deserto de Tabernas, no sul de Espanha, onde Sergio Leone, entre 1964 e 1975, imaginou um Oeste mais violento e implacável que o verdadeiro. A ALMERÍA DE LEONE celebra os 60 anos da estreia de POR UM PUNHADO DE DÓLARES, primeiro filme da conhecida trilogia dos “Dólares”, que nos deu a ver Clint Eastwood enquanto arquétipo do anti-herói, astuto e rápido no gatilho. Com depoimentos de figuras tão importantes como Claudia Cardinale, James Coburn e Clint Eastwood, o filme revisita os locais de Almería que serviram de cenário a inúmeros westerns spaghetti, e que desta forma se eternizaram na memória coletiva do cinema.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
14/03/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Glauber, Claro
de César Meneghetti
com Silvano Agosti, Marco Bellocchio, Adriano Aprà
Brasil, 2020 - 80 min | M/12
com a presença do realizador
GLAUBER, CLARO explora o período de exílio de Glauber Rocha em Itália, entre 1970 e 1976. Através de entrevistas com amigos, familiares e colaboradores, o filme revisita este capítulo da vida do cineasta brasileiro, destacando a produção da sua penúltima longa-metragem, CLARO, filmada em Roma. Este documentário oferece um olhar profundo sobre a experiência do cineasta, e de outros artistas, da Itália dos anos 70, abordando movimentos como o Cinema Novo, o cinema underground, o neorrealismo, mas, sobretudo, a militância política.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
25/03/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Curtas-Metragens Ar.Co
com a presença dos realizadores
A BOX ROOM
de Syed Al Muhaimen Farish
com Salvina Pereira Vaz, João Manuel Vaz, Miguel Tavares
Portugal, 2024 - 15 min

FORMIGONAS
de Inês Falcão
Portugal, 2023 – 6 min

CASA OCUPADA
de Leonor Alves, Francisco Candeias, Rita Franco
com Inês Matos, Natacha Romão
Portugal, 2024 – 8 min

PARA EVITAR CURTO-CIRCUITO, FUJO
de Teresa Mateus
com Leonor Mateus
Portugal, 2024 – 9 min

HOW TO BLOW AWAY A WALL
de Ricardo Grelha
Portugal, 2024 – 3 min

PELEOLHO
de Frances Rocha Wolwacz
com Melissa Embry, Marianna London, Marta Reis Jardim
Portugal, 2024 – 10 min

NO CUME CALMO ASSENTA A SOMBRA
de Marin
Portugal, 2024 – 2 min

MONSTERA DELICIOSA
de Ema Ramos
com Manuel Rito, Carolina Sales, Ricardo e Leonor Abrantes
Portugal, 2024 – 21 min

duração total da projeção: 74 min | M/12

Esta sessão é composta por filmes realizados por alunos do Ar.Co no ano letivo 2023/24. A BOX ROOM observa a vida num hostel em Lagos, onde trabalho e habitação se confundem, enquanto FORMIGONAS transporta-nos para um universo microscópico, atribuindo emoções e intenções a um formigueiro. CASA OCUPADA adapta Cortázar para explorar a rotina sufocante de duas irmãs, e PARA EVITAR CURTO-CIRCUITO, FUJO segue Aria na sua fuga para a natureza. A performance de HOW TO BLOW AWAY A WALL questiona os limites do impossível, e PELEOLHO mergulha na subjetividade de uma professora de dança. NO CUME CALMO ASSENTA A SOMBRA reflete sobre a materialidade do corpo e da memória num museu congelado no tempo. Já MONSTERA DELICIOSA capta a intimidade de Camila e Santiago, acompanhando a sua busca por estabilidade emocional.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui