CICLO
Com a Linha de Sombra


Com a Linha de Sombra, festejamos neste mês o seu 10º aniversário, assinalado no dia 21 com o lançamento de uma nova edição em língua portuguesa da compilação de ensaios de André Bazin Qu’est-ce que le cinéma? / O Que é o Cinema? (1958) pelas Edições E-Primatur. Assim, em complemento à apresentação do livro (às 18h00, no espaço da Livraria, com apresentação de Suzana Ramos), propomos GERMANIA, ANNO ZERO de Roberto Rossellini, autor tão caro ao Bazin. Antes disso, no dia 5, e também a propósito do lançamento em língua portuguesa de Cada Um Por Si e Deus Contra Todos, uma autobiografia de Werner Herzog (ed. Livros Zigurate), propomos GRIZZLY MAN (2005) em projeção após a sessão de apresentação do livro no espaço da Livraria. O lançamento contará com as presenças de Carlos Vaz Marques, Catarina Mourão, Luís Miguel Oliveira e Pedro Mexia.
 
 
05/03/2025, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Com a Linha de Sombra

Grizzly Man
de Werner Herzog
Estados Unidos, 2005 - 103 min
 
21/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Com a Linha de Sombra

Germannia Anno Zero
Alemanha, Ano Zero
de Roberto Rossellini
Itália, 1947 - 74 min
05/03/2025, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a Linha de Sombra
Grizzly Man
de Werner Herzog
Estados Unidos, 2005 - 103 min
legendado em português | M/12
Um dos documentários mais originais e pessimistas de Werner Herzog, GRIZZLY MAN baseia-se na história (e nos vídeos) de Timothy Treadwell, um “amigo dos animais” que refugiou a sua neurose entre grandes ursos polares, e descobriu que a natureza é amoral e perigosa. Herzog, que já sabia, conta a história com uma secura implacável.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
21/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Com a Linha de Sombra
Germannia Anno Zero
Alemanha, Ano Zero
de Roberto Rossellini
com Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hintze
Itália, 1947 - 74 min
legendado em português | M/12
O mais pungente filme feito sobre o pós-guerra. A crise económica e moral na Alemanha em ruínas, através do drama de uma criança que sobrevive por expedientes e pequenos tráficos, sustentando um pai doente que, por influência de um professor nazi, acabará por envenenar. Muitos viram GERMANIA ANNO ZERO como um filme desesperado, em grande parte por causa do suicídio final da criança. Rossellini sempre se opôs a essa visão, falando de um filme positivo e otimista. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui