CICLO
A Cinemateca com a Monstra


Em nova colaboração com a MONSTRA, este ano a celebrar o seu 25º aniversário, um programa com cinco sessões muito diversificadas: “A História de João e Maria” de Karel Zeman, uma “coletânea” de desenhos animados de propaganda da Segunda Guerra Mundial, nos 125 Anos de Oskar Fischinger, filmes de Maria Lassnig e Le Roman de Renard, de Irene e Ladislas Starevich, para além da sessão de curtas-metragens Monstrinha.
 
 
24/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com a Monstra

Pohádka O Honzíkovi A Marence
“A História de João e Maria”
de Karel Zeman
Checoslováquia, 1980 - 65 min
 
25/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com a Monstra

Desenhos animados de propaganda da Segunda Guerra Mundial
26/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com a Monstra

100 anos de Cinema Absoluto
27/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com a Monstra

Retrospetiva Maria Lassnig
28/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com a Monstra

Le Roman de Renard
de Ladislas e Irène Starevich
França, 1937 - 65 min
24/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com a Monstra
Pohádka O Honzíkovi A Marence
“A História de João e Maria”
de Karel Zeman
Checoslováquia, 1980 - 65 min
legendagem eletrónica em português | M/12
Inspirado num tradicional conto de fadas checo, POHÁDKA O HONZÍKOVI A MARENCE é a última animação de Karel Zeman. A narrativa segue Honzík, um jovem cavaleiro que parte numa jornada inicialmente motivada pela busca de aventura e reconhecimento, mas que rapidamente transcende o heroísmo convencional. Acompanhado por três duendes, representantes de diferentes aspetos da sua personalidade, esta história torna-se uma reflexão sobre o próprio carácter do herói. No percurso, Honzík encontra Mařenka, por quem se apaixona e em quem encontra uma parceira na luta comum contra forças que ameaçam a sua união. É a partir deste universo encantado e carregado de simbolismo – realizado com recurso a uma técnica de animação de recortes – que Zeman ultrapassa a simplicidade do conto de fadas e se aprofunda em questões como a complexidade das relações humanas e o equilíbrio entre a razão e a emoção. É uma obra que celebra a amizade, o amor e a luta pelos ideais, sem perder o carácter poético e universal que define o legado do realizador conhecido como “Méliès Checo”. A exibir em cópia digital.

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25/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com a Monstra
Desenhos animados de propaganda da Segunda Guerra Mundial
Sessão com vídeo-apresentação de Karl Cohen
PEACE ON EARTH
de Hugh Harman
Estados Unidos, 1939 – 9 min

ANY BONDS TODAY?
de Bob Clampett
Estados Unidos, 1941 – 2 min

THE SPIRIT OF ’43
de Jack King
Estados Unidos, 1943 – 6 min

BLITZ WOLF
de Tex Avery
Estados Unidos, 1942 – 10 min

JUNGLE DRUMS
Estados Unidos, 1942 – 9 min

COMMANDO DUCK
de Jack King
Estados Unidos, 1944 – 7 min

DER FUEHRER’S FACE
de Jack Kinney, Ben Sharpsteen
Estados Unidos, 1942 – 7 min

RUSSIAN RHAPSODY
de Bob Clampett
Estados Unidos, 1944 – 7 min

EDUCATION FOR DEATH:
THE MAKING OF A NAZI
de Clyde Geronimi
Estados Unidos, 1943 – 10 min

BOOBY TRAPS
de Bob Clampett
Estados Unidos, 1944 – 4 min

SPIES
de Chuck Jones
Estados Unidos, 1943 – 4 min

duração total da projeção: 75 min | M/12
Durante a Segunda Guerra Mundial, a animação tornou-se uma ferramenta poderosa de propaganda, com os mais familiares personagens da animação norte-americana a desempenharem papéis centrais na transmissão de mensagens patrióticas e de mobilização. O Pato Donald foi uma das figuras centrais desse movimento. Em THE SPIRIT OF ‘43, este incentiva ao pagamento de impostos para financiar o esforço bélico, introduzindo uma figura que serviu de inspiração ao Tio Patinhas. DER FUEHRER’S FACE, vencedor do Oscar, coloca Donald numa fábrica de munições nazi, ilustrando de forma humorística os horrores do totalitarismo. Já em COMMANDO DUCK, Donald é enviado numa missão para destruir uma base aérea japonesa. Também Bugs Bunny cumpriu serviço, em ANY BONDS TODAY, musicado por Irving Berlin, onde imita Al Johnson numa famosa cena de THE JAZZ SINGER, de forma a convencer os americanos a adquirir títulos numa campanha de angariação de fundos de guerra. O Super-Homem combate as tropas alemãs em África no JUNGLE DRUMS e os Gremlins são militares russos em RUSSIAN RHAPSODY. SPIES e BOOBY TRAPS são filmes para fins de treino militar protagonizados pelo Private Snafu, um personagem concebido por Frank Capra. E EDUCATION FOR DEATH ilustra o processo de doutrinação de crianças sob o regime nazi. Mas esta jornada começa com uma visão pacifista, retratando um mundo devastado pela guerra através dos olhos de animais, em PEACE ON EARTH.

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26/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com a Monstra
100 anos de Cinema Absoluto
Sessão com apresentação de Noel Palazzo
RHYTHMUS 21
de Hans Richter
Alemanha, 1921 – 3 min
 
RHYTHMUS 23
de Hans Richter
Alemanha, 1921 – 3 min
 
SYMPHONIE DIAGONALE
de Viking Eggling
Alemanha, 1924 – 7 min
 
LICHTSPIEL OPUS II, III, IV
de Walter Ruttmann
Alemanha, 1921-1925 – 4, 3, 4min
 
LE BALLET MÉCANIQUE
de Fernand Léger, Dudley Murphy
França, 1924 – 19 min / legendado em português
 
ENTR'ACTE
de René Clair
França, 1924 – 22 min/ legendado eletronicamente em português
 
duração total da projeção: 65 min | M/12

Em 1925, Berlim assistiu a um evento inovador na história do cinema: Der Absolute Film, uma sessão lendária que reuniu cineastas visionários que exploravam a forma mais pura de expressão cinematográfica - o filme como Luz, Movimento e Abstração. Apresentou obras de pioneiros como Walter Ruttmann, Hans Richter e Viking Eggeling. Estes artistas rejeitaram a narrativa tradicional em favor de uma experiência puramente visual e rítmica, alargando as suas práticas pictóricas a este novo meio. Os seus filmes - hipnóticos, geométricos e pulsantes de energia - abriram caminho para gerações de cineastas e animadores experimentais. (Noel Palazzo/MONSTRA)

sessão com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo

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27/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com a Monstra
Retrospetiva Maria Lassnig
Sessão com apresentação de Thomas Renoldner
KOPF,
Estados Unidos,1975 – 1 min

GODFATHER I
Estados Unidos,1974 – 5 min

CHAIRS
Áustria, Estados Unidos,1971 – 2 min

SELF PORTRAIT
Áustria, Estados Unidos,1971 – 5 min

COUPLES
Áustria, Estados Unidos,1972 – 9 min

SHAPES
Estados Unidos,1971 – 9 min

PALMISTRY
Estados Unidos,1974 – 10 min

Filmes de Maria Lassnig

MARIA LASSNIG KANTATE
de Maria Lassnig, Hubert Sielecki
Áustria,1992 – 8 min

Duração total da projeção: 49 min / legendado eletronicamente em português | M/12
No início dos anos 70, durante a sua estadia em Nova Iorque, a consagrada artista austríaca Maria Lassnig – mais conhecida pelos seus autorretratos – realizou uma série de filmes curtos, por sugestão de um galerista que, em 1968, lhe terá dito que não tinha “uso” para pintura que não se enquadrasse nos moldes do minimal ou da Pop-Art. Com um especial apetite para a expressão visceral e crua do corpo – que não estava de acordo com os cânones da época – Lassnig escolheu a animação, através de diversas técnicas experimentais, como forma de criar uma extensão natural do seu trabalho pictórico. Provocadores, surreais e por vezes grotescos, os filmes retratam o corpo da artista, não como esta o vê, mas como o sente – de acordo com a sua teoria do “Body Awareness”. É a partir do olhar sobre o corpo feminino que Maria Lassnig pensa o seu próprio papel enquanto mulher e artista, fazendo uso de estereótipos num tom critico, satírico, e frequentemente humorístico. Todos os filmes são primeiras apresentações na Cinemateca.
 
28/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com a Monstra
Le Roman de Renard
de Ladislas e Irène Starevich
França, 1937 - 65 min
legendado eletronicamente em português | M/6
Ladislas Starevich (1882-1965) foi um dos pioneiros do cinema de animação europeu, e em particular do filme de marionetas em stop motion. Nascido em Moscovo, exilou-se em Paris depois da revolução de 1917, e foi em França que desenvolveu o essencial da sua obra. LE ROMAN DE RENARD, correalizado com a sua mulher e principal colaboradora Irène, baseado em lendas medievais, é um dos seus títulos mais famosos, e uma das primeiras longas-metragens que usam a técnica de stop motion.