CICLO
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)


Atravessando várias décadas e vários países na História do cinema (e em particular o cinema clássico americano), o nome de Anatole Litvak (1902-1974) será eventualmente menos lembrado hoje do que alguns dos títulos dos filmes que realizou. Sem um estilo e um universo tão vincado e reconhecível como os de alguns dos seus colegas europeus igualmente expatriados nos Estados Unidos (não será preciso ir buscar os sacrossantos nomes de Lubitsch ou Lang, basta lembrar Rouben Mamoulian ou Robert Siodmak), Litvak foi um dos muitos cineastas que vindos da Europa contribuíram para o sucesso industrial de Hollywood, mas ultrapassou largamente o estatuto de realizador competente, tendo deixado pelo menos um punhado de filmes memoráveis bem como outra mão-cheia de filmes dignos de figurar em qualquer antologia de diferentes géneros cinematográficos. Nesta revisão muito alargada do conjunto diverso da sua obra (através de duas dezenas e meia dos filmes que realizou e que prossegue em janeiro) será possível perceber melhor se a “segunda linha” onde frequentemente é arrumado não será porventura redutora face à grandeza de alguns dos seus filmes. Convidado pela Cinemateca Portuguesa a co-programar esta retrospectiva, Ehsan Khoshbakht (diretor de programação do Il Cinema Ritrovato de Bolonha e responsável pela retrospetiva que esse festival dedicou este ano a Litvak, que aqui se apresenta em formato mais alargado) estará em Lisboa para uma conferência sobre a obra de Litvak e para apresentar as primeiras sessões do Ciclo.
 
A base de produção de Litvak foi mudando, tal como a grafia do seu nome, a par da sua mudança de Moscovo para Berlim, Paris, Londres e, por fim, Hollywood, mas a essência do seu cinema permaneceu intacta: a vida como metáfora de uma travessia pela noite, em busca da luz do dia. Um realizador reservado e pouco dado a sentimentalismos, os seus filmes exaltam uma atmosfera noturna, como refletem alguns dos seus títulos — BLUES IN THE NIGHT, THE LONG NIGHT, DECISION BEFORE DAWN.
Anatole Litvak, nascido em Kiev, numa família judia russa, testemunhou revoluções e guerras, glamour e miséria. Ao longo de seis décadas de trabalho, os seus filmes retrataram homens e mulheres imperfeitos e instáveis, cujas crises de identidade refletem os abalos do mundo entre a Revolução Russa e as repercussões da Segunda Guerra Mundial.
Conhecido entre amigos como “Tola”, Litvak coescreveu e produziu grande parte da sua obra. Dada a sua experiência no cinema mudo, onde trabalhou como assistente de realização e montador ao lado de figuras como Abel Gance e G.W. Pabst, é possível afirmar que experimentou todas as componentes da realização de um filme para além da própria filmagem. Realizou igualmente trabalho pioneiro: o primeiro filme abertamente anti-nazi de Hollywood, THE CONFESSIONS OF A NAZI SPY, o “filme-ensaio” em formato de compilação, THE BATTLE OF RUSSIA, e um remake americano em adaptação televisiva do seu mais famoso filme europeu, MAYERLING.
Apesar de ter um doutoramento em Filosofia pela Universidade de Leninegrado, Litvak era, como cineasta, mais intuitivo do que metódico. Para ele, o espaço era mais importante do que a narrativa, e, para frustração de alguns dos seus atores, começava o dia sentado na dolly, a planear a cena em movimentos de câmara. “A câmara era o seu Deus”, lamentou certa vez Bette Davis. No entanto, os seus arrebatadores longos planos eram pensados tanto para a criação de harmonia como para a busca de contradição. A câmara era simultaneamente um instrumento musical e um microscópio.
Depois da guerra, a câmara tornou-se mais tranquila, e os seus filmes refletem um homem sombrio e pensativo, a lidar com o reajuste e com os escombros psicológicos deixados pelo conflito, mesmo quando as suas histórias tinham lugar num passado distante. Vários filmes deste programa centram-se em mulheres que tentam reaver a sua identidade, maioritariamente sob uma perspetiva masculina. Enquanto as mulheres reivindicam uma identidade perdida, os homens têm dificuldades em agarrar-se à sua. Outros filmes abordam a mudança de valores num universo masculino onde a linha entre heroísmo e traição, integridade artística e cedência, ou mesmo entre o bem e o mal, se caracteriza pela sua indefinição. Litvak era também um mestre dos finais – surpreendentes, subtis, modernos. Mesmo nos seus filmes mais medianos, um último ato memorável transforma e redefine o filme. Se “tudo está bem quando acaba bem”, o cinema de Litvak garante sempre esse desfecho.
Ehsan Khoshbakht
 
 
04/12/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Sorry, Wrong Number
Três Minutos de Vida
de Anatole Litvak
Estados Unidos, 1948 - 89 min
 
04/12/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

City For Conquest
A Conquista da Cidade
de Anatole Litvak
Estados Unidos, 1940 - 100 min
05/12/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Blues In The Night
de Anatole Litvak
Estados Unidos, 1941 - 88 min
06/12/2024, 18h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Conferência Por Ehsan Khoshbakht: Viagens Pela Noite - O Mundo De Anatole Litvak
06/12/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

The Amazing Dr. Clitterhouse
O Génio do Crime
de Anatole Litvak
Estados Unidos, 1938 - 87 min
04/12/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Em colaboração com Il Cinema Ritrovato
Sorry, Wrong Number
Três Minutos de Vida
de Anatole Litvak
com Barbara Stanwick, Burt Lancaster, Ann Richards, Wendell Corey, Ed Begley
Estados Unidos, 1948 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
com apresentação de Ehsan Khoshbakht
Adaptado de uma famosa peça radiofónica de Lucille Fletcher pela própria autora, SORRY, WRONG NUMBER é um notável thriller que conta a história de uma mulher acamada por doença cardíaca e que está na iminência de ser morta por um assassino contratado pelo marido. Um tema que antecipa o nosso conhecido DIAL M FOR MURDER, de Hitchcock. Barbara Stanwick, numa notável criação, teve aqui a sua quarta e última nomeação para o Oscar, que nunca ganhou. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
04/12/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Em colaboração com Il Cinema Ritrovato
City For Conquest
A Conquista da Cidade
de Anatole Litvak
com James Cagney, Ann Sheridan, Arthur Kennedy, Donald Crisp, Anthony Quinn, Elia Kazan
Estados Unidos, 1940 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
com apresentação de Ehsan Khoshbakht
Um dos muitos filmes influenciados pela peça Golden Boy de Clifford Odets e pelas encenações do Group Theatre. De certo modo, este “apadrinha” CITY FOR CONQUEST com a presença como ator de um dos seus responsáveis: Elia Kazan. É também a história de um homem forçado a escolher o pugilismo como o meio mais fácil de enriquecer, a fim de conquistar a mulher que ama. A tragédia abate-se quando um adversário desonesto usa um produto químico nas luvas que o cega. O que conta principalmente é a encenação e o “clima” Warner que capta bem o ambiente social.

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05/12/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Em colaboração com Il Cinema Ritrovato
Blues In The Night
de Anatole Litvak
com Priscilla Lane, Betty Field, Richard Whorf
Estados Unidos, 1941 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
com apresentação de Ehsan Khoshbakht
 Entre St. Louis e Nova Iorque, uma história ambientada nos meios do jazz, entre o melodrama e o filme de gangsters. Foi um dos primeiros filmes musicais a aproveitar o jazz (com temas e canções originais compostos pela dupla Johnny Mercer/Harold Arlen), e a mistura de géneros pareceu um pouco estranha aos contemporâneos do filme, que em grande parte lhe torceram o nariz – embora, nas décadas seguintes, se tenha tornado um objeto de algum culto. Elia Kazan, que interpreta um papel secundário, disse mais tarde que se tratou de um filme decisivo para apostar numa carreira de cineasta: “percebi que dificilmente não seria melhor realizador do que Anatole Litvak”. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

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06/12/2024, 18h00 | Sala Luís de Pina
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Em colaboração com Il Cinema Ritrovato
Conferência Por Ehsan Khoshbakht: Viagens Pela Noite - O Mundo De Anatole Litvak
conferência em inglês, sem tradução simultânea, entrada livre mediante levantamento de bilhete 30 minutos antes do início
Ehsan Khoshbakht, atual diretor de programação do Il Cinema Ritrovato de Bolonha e responsável pelas retrospectivas que o festival italiano tem dedicado nos últimos anos a alguns autores da “segunda linha” do cinema americano clássico (Rouben Mamoulian, Stuart Heisler, Hugo Fregonese e Anatole Litvak foram algumas das suas propostas de redescoberta) comenta o percurso e a obra de Litvak. 
 
06/12/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Em colaboração com Il Cinema Ritrovato
The Amazing Dr. Clitterhouse
O Génio do Crime
de Anatole Litvak
com Edward G. Robinson, Humphrey Bogart, Claire Trevor
Estados Unidos, 1938 - 87 min
legendado eletronicamente em português | M/12
com apresentação de Ehsan Khoshbakht
Com argumento adaptado de um grande sucesso nos palcos teatrais, THE AMAZING DR. CLITTERHOUSE põe em cena a personagem de um médico psiquiatra (Robinson) da alta de Nova Iorque que mergulha no submundo com o propósito de estudar a “mente criminosa”. O gang com que se envolve é liderado por Humphrey Bogart, naqueles anos em que se especializava em papéis de vilão, à espera de renascer como herói e galã. Primeira apresentação na Cinemateca.

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