CICLO
Com a Linha de Sombra


Este mês assinalamos a publicação de um livro da coleção Cadernos da Cinemateca dedicado a Ernie Gehr, cuja obra foi objeto de uma retrospetiva em maio de 2022, a qual contou com a presença do cineasta. A edição inclui um texto de Joana Ascensão, programadora do Ciclo e organizadora do livro, dois ensaios dos historiadores P. Adams Sitney e Ken Eisenstein (o segundo dos quais original), uma longa conversa do cineasta com o crítico Scott MacDonald, e uma montagem de imagens propositadamente concebida por Gehr. Regressamos assim à obra de um dos mais relevantes autores do cinema de avant-garde norte-americano que, tendo começado a explorar, ainda em meados dos anos sessenta, a natureza e as propriedades do cinema, prolonga hoje essa abordagem no contexto do seu trabalho com o vídeo digital. Na sessão que acompanha o lançamento do livro, apresentamos SIDE/WALK/SHUTTLE, um “clássico” do cinema experimental, seguido de THIS SIDE OF PARADISE, AUTUMN e HIGH-WIRE ACT, o último dos quais datado de 2023. Todos os filmes são apresentados nos seus suportes originais (película 16mm e vídeo digital).
 
 
31/10/2024, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Com a Linha de Sombra

Side/Walk/Shuttle | This Side of Paradise | Autumn | High-Wire Act
 
31/10/2024, 18h30 | Sala Luís de Pina
Com a Linha de Sombra
Side/Walk/Shuttle | This Side of Paradise | Autumn | High-Wire Act
SIDE/WALK/SHUTTLE
Estados Unidos, 1991 – 41 min

THIS SIDE OF PARADISE
Estados Unidos, 1991 – 14 min

AUTUMN
Estados Unidos, 2017 – 30 min

HIGH-WIRE ACT
Estados Unidos, 2023 – 4 min

filmes de Ernie Gehr
duração total da projeção: 89 min / som, sem legendas | M/12

SIDE/WALK/SHUTTLE é um vertiginoso estudo das topografias peculiares de São Francisco, revelando-se como uma sinfonia urbana inspirada pelo interesse de Ernie Gehr pela paisagem citadina e por reflexões em torno de uma vida em constante movimento. Filmado através de um elevador de vidro de exterior, ao longo das suas subidas e descidas, e explorando as possibilidades visuais e gravitacionais por ele proporcionadas, Gehr produziu uma obra admirável que, como afirmou P. Adams Sitney, “pode ser o mais espetacular exemplo da reformulação inventiva do mundo a partir de uma plataforma em movimento.” THIS SIDE OF PARADISE foi realizado no chamado “mercado polaco” de Potsdamer Platz, em Berlim Ocidental, pouco tempo antes da queda do muro, revelando-nos uma atmosfera singular que, “como uma mágica bola de cristal, reflete tanto o passado como o futuro” (Gehr). Como escreveu Tony Pipolo, referindo-se a AUTUMN como um dos melhores trabalhos do cineasta nos últimos anos, “as ressonâncias históricas e sociais do trabalho de Gehr são palpáveis na densidade das suas composições vivas”, registadas numa cidade em plena transformação. Ou, segundo as palavras do próprio artista, “à medida que as folhas de outono caem, um retorno afetuoso ao Lower East Side” (Nova Iorque). Relativamente a HIGH-WIRE ACT, um dos seus filmes mais recentes, Gehr propõe que nos deixemos “surpreender pela imagem e pelo que ela nos oferece”. Os quatro filmes são apresentados nos seus suportes originais, os dois primeiros em película 16mm, e os dois mais recentes em vídeo digital. Primeiras apresentações na Cinemateca, com exceção de SIDE/WALK/SHUTTLE. A projeção é precedida pela apresentação do livro dedicado a Ernie Gehr.