CICLO
A Cinemateca com o Inshadow


O InShadow – Lisbon ScreenDance Festival apresenta, este ano, a sua 12ª edição (prevista para 2020 e adiada pela pandemia) e exibirá, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, um ciclo em tributo a Jorge Salavisa (1939-2020), figura incontornável da dança em Portugal e co responsável pela existência deste festival. Esta homenagem divide-se em três sessões, constituídas pelo documentário JORGE SALAVISA - KEEP GOING, que revisita os 50 anos de carreira de Jorge Salavisa conduzido pelas palavras do próprio, uma retrospetiva de filmes de vídeo-dança das primeiras e últimas edições do InShadow, que exploram a relação do corpo com o espaço numa celebração da dança como forma de expressão de um mundo interior com repercussão no mundo exterior e, finalmente, um diálogo entre dois filmes sobre Pina Bausch, LISSABON-WUPPERTAL-LISBOA, um documentário de Fernando Lopes, e HOTEL MÜLLER, de João Salaviza, curta-metragem realizada a convite do próprio Jorge Salavisa. No seu conjunto estas obras iluminam não só a vida de Jorge Salavisa, mas também a sua paixão pela criação e pela transdisciplinaridade das práticas artísticas, traduzindo-se num espaço de partilha de experiências que se cruzam através da dança.
 
 
02/12/2021, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com o Inshadow

Programa de curtas-metragens
duração total da projeção: 71 min | M/12
 
03/12/2021, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com o Inshadow

Hotel Müller + Lissabon Wuppertal Lisboa
duração total da projeção: 53 min | M/12
04/12/2021, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com o Inshadow

Jorge Salavisa – Keep Going
de Marco Martins
Portugal, 2011 - 61 min | M/12
02/12/2021, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Inshadow
Programa de curtas-metragens
duração total da projeção: 71 min | M/12
com a presença de Renata Ferraz e João Afonso Vaz
M DE MAFRA
de Virpi Pahkinen
Suécia, 2008 - 10 min

SIDE B
de Peter Sparling
Estados Unidos, 2009 - 10 min

HANNAH
de Sérgio Cruz
Portugal, Inglaterra, 2010 - 6 min

MELT
de Noémie Lafrance
Estados Unidos, Canadá, 2010 - 10 min

CORPO SEM ÓRGÃOS
de Renata Ferraz 
Portugal, 2012 - 8 min

PERIPHERAL VISION
de Antti Ahokoivu
Finlândia, 2013 - 16 min

ECHO
de Nicola Balhuizen Hepp
Países Baixos, 2013 - 1 min

IN(DI)VISÍVEL
de João Afonso Vaz
Portugal, 2021 – 10 min

Os oito títulos que compõem esta sessão afirmam a potência da fusão entre a dança e o cinema. M DE MAFRA aborda a dança e enquanto performance do simbólico, numa relação entre uma misteriosa bailarina e a luz do sol que ilumina uma biblioteca em Mafra. SIDE B, apresenta um estudo sarcástico e multifacetado do bailarino, cuja improvável nudez evoca “o lado oculto do corpo performativo”. HANNAH reflete a relação entre a arte e o desporto, numa exploração da fluência dos movimentos aquáticos de uma jovem bailarina e atleta. MELT inspira-se na performance do mesmo nome, na qual, fazendo lembrar o mito de Ícaro e Dédalo, os bailarinos, dançam “envoltos em trajes esculturais de cera de abelha e lanolina que lentamente se derretem”. CORPO SEM ÓRGÃOS (de Renata Ferraz, Prémio InShadow 2012) toma o conceito deleuziano para o tornar prática, usando a dança como resistência que problematiza “as formas canonizadas de ver o próprio corpo”. PERIPHERAL VISION “examina a interação entre a Natureza e os Seres Humanos, bem como a desconfiança entre os homens”. ECHO retrata a anacronia da idade no corpo de um idoso que, ao dançar, se depara com a juventude. Em IN(DI)VISÍVEL de João Afonso Vaz (Prémio Território - InShadow 2021) doze bailarinos são confrontados por uma súbita separação. A dança constrói o elo material desses corpos intangíveis.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
03/12/2021, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Inshadow
Hotel Müller + Lissabon Wuppertal Lisboa
duração total da projeção: 53 min | M/12
sessão com apresentação
HOTEL MÜLLER
de João Salaviza
Portugal. 2010 – 18 min

LISSABON WUPPERTAL LISBOA
de Fernando Lopes
Portugal, 1998 – 35 min

Sessão de homenagem à incontornável Pina Bausch que aborda a ligação criativa que a coreógrafa teve com a cidade Lisboa. HOTEL MÜLLER surge de um convite de Jorge Salavisa, para exibição no evento "Pina Bausch: Um ano depois", em 2009, a relembrar a data em que a coreógrafa teria dançado pela última vez na sua carreira, precisamente no Teatro São Luiz. Numa interpretação cinematográfica livre de Café Müller, Salaviza transfere a peça autobiográfica da coreógrafa para uma zona híbrida entre a dança e o quotidiano. Não é de esquecer que Bausch e a sua companhia, Tanztheater Wuppertal, tiveram também a oportunidade de criar uma peça na nossa cidade: Masurca Fogo, inspirada numa Lisboa “aberta, luminosa e quente”, nos seus hábitos e na sua multiculturalidade, foi criada a partir de uma residência artística encomendada aquando da Exposição Internacional de Lisboa Expo’98 e documentada no filme LISSABON WUPPERTAL LISBOA, de Fernando Lopes.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
04/12/2021, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Inshadow
Jorge Salavisa – Keep Going
de Marco Martins
Portugal, 2011 - 61 min | M/12
sessão com apresentação
Figura de enorme relevo na cultura portuguesa, Jorge Salavisa conta com uma longa carreira nacional e internacional. Tendo atuado como bailarino com alguns dos grandes nomes do bailado mundial, foi ainda responsável pela direção artística do Ballet Gulbenkian. JORGE SALAVISA – KEEP GOING documentário que partiu de uma ideia de Luísa Taveira e Miguel Honrado, Marco Martins reconstrói um percurso de 50 anos, salientando “a sua paixão pela pluralidade das artes e o seu trabalho incessante de dar visibilidade a velhos e novos criadores”. Primeira apresentação na Cinemateca

consulte a FOLHGA DA CINEMATECA aqui