CICLO
Encontro em Torno do CinEd 2.0


O CinEd é um programa europeu de educação para o cinema que visa facilitar a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade a descoberta do cinema europeu (e do mundo), procurando simultaneamente dar a conhecer o cinema enquanto forma de expressão artística e modo de conhecimento do mundo. O CinEd nasceu em 2015 pela mão do Instituto Francês em Paris, com o apoio da Europa Criativa - Programa Media, e é desde 2020 liderado pela Cinemateca Portuguesa. 
Os 13 parceiros nos 11 países participantes (Espanha, Itália, Bulgária, França, República Checa, Croácia, Alemanha, Roménia, Finlândia, Lituânia e Portugal) fizeram uma escolha conjunta de filmes de cada um dos países para a coleção CinEd. Trata-se de uma seleção diversificada e aberta sobre o cinema de todos os tempos e lugares, e tornada acessível através de uma plataforma digital. Simultaneamente, com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa e do seu programa “Le Cinéma cent ans de Jeunesse”, foi pensada e construída uma metodologia para apoiar a criação de materiais pedagógicos que consistem em cadernos dirigidos aos professores, fichas pedagógicas dirigidas aos alunos e filmes pedagógicos sobre temas de cinema. Esta metodologia assenta numa forma viva e singular de trabalho com os professores e com crianças e jovens através desses recursos.
Ao longo de cinco anos e com o apoio destes recursos foi experimentada e praticada uma pedagogia participativa, com a orientação de cineastas, que oferece a crianças e jovens, a professores e mediadores culturais, a oportunidade de descobrir o cinema por si próprios, de pensar, imaginar, partilhar.
Em outubro de 2020 a Cinemateca Portuguesa - parceira deste projeto em Portugal desde 2015 no âmbito da sua colaboração com a associação Os Filhos de Lumière - passa a liderar e coordenar este importante espólio de filmes, recursos, reflexões e experiências com um maior número de parceiros europeus e presta-se a aprofundar e alargar esta aventura mais do que nunca essencial.
É sobre o projeto CinEd 2.0 e a sua nova fase que se irá centrar a jornada que organizamos no dia 26 de maio e que conta com um encontro de apresentação do projeto às 14h00 e a exibição, às 18h00, de O MEDO COME A ALMA, de Rainer Werner Fassbinder, um dos novos filmes que farão parte muito em breve da Coleção CinEd, proposto por um dos novos parceiros do programa, o Deutsches Filminstitut & Filmmuseum.
 
 
26/05/2021, 14h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Encontro em Torno do CinEd 2.0

Apresentação do CINED 2.0
 
26/05/2021, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Encontro em Torno do CinEd 2.0

Angst Essen Seele Auf
O Medo Come a Alma
de Rainer W. Fassbinder
Alemanha, 1973 - 93 min
26/05/2021, 14h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Encontro em Torno do CinEd 2.0
Apresentação do CINED 2.0
Entrada livre mediante levantamento de bilhete
Um encontro para apresentar o projeto CinEd 2.0 com a presença de Nathalie Bourgeois (sua conselheira pedagógica), de representantes de Os Filhos de Lumière (a associação responsável pela sua aplicação prática em Portugal), a que se irão juntar a equipa coordenadora da Cinemateca Portuguesa e outros convidados.


 
26/05/2021, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Encontro em Torno do CinEd 2.0
Angst Essen Seele Auf
O Medo Come a Alma
de Rainer W. Fassbinder
com Brigitte Mira, El Hedi Ben Salem, Barbara Valentin, Irm Hermann
Alemanha, 1973 - 93 min
legendado em português | M/12
ANGST ESSEN SEELE AUF é um remake peculiar de ALL THAT HEAVEN ALLOWS, de Douglas Sirk, mas sem evocar o contexto visual artificial do cinema americano, contrariamente ao que Fassbinder faria, posteriormente, num filme como MARTHA. Com esta história da ligação entre uma mulher de limpeza alemã de meia-idade e um imigrante árabe mais novo do que ela, Fassbinder fez um filme profundamente político e revelador, ainda hoje, do olhar que o continente europeu mostra sobre cidadãos refugiados e imigrantes, assinando, paralelamente, uma extraordinária história de amor entre duas personagens cujas vidas se cruzam para combater o seu destino (a solidão, a xenofobia, o medo que come as suas almas). Um filme essencial da década de setenta do cinema europeu.