19/03/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte II)
Mission To Moscow
de Michael Curtiz
com Walter Huston, Ann Harding, Oskar Homolka, Gene Lockhart
Estados Unidos, 1943 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética passou de inimiga a aliada indireta dos Estados Unidos, o que suscitou alguns filmes de Hollywood em que o país e a sua sociedade foram mostrados de modo positivo. Baseado num livro de um diplomata americano que fora embaixador em Moscovo entre 1936 e 1938 e é personagem da história, MISSION TO MOSCOW é o mais célebre destes filmes e tem entre as suas personagens as figuras de Estaline e Molotov. O relato destaca as qualidades humanas do povo russo e descreve o contexto político soviético de modo bastante favorável, inclusive os célebres processos dos anos 30. O filme foi considerado demasiado pró-soviético, mas Jack Warner defendeu-o ferozmente, tratando de “fascista” quem o criticasse. MISSION TO MOSCOW foi apresentado pela última vez na Cinemateca em 1990.

A sessão repete no dia 24 às 21h30, na sala M. Félix Ribeiro.

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19/03/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Mundo Secreto de Serguei Paradjanov

Com a colaboração da Cinema Foundation of Armenia, da Associação de Amizade Portugal-Arménia e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Sayat-Nova – Tsvet Granata
“Sayat-Nova – A Cor da Romã”
de Serguei Paradjanov
com Sofiko Tchiaureli, Melkon Alekian, Vilen Galstian, Guiorgui Gueguetchkori
URSS (Arménia), 1969 - 78 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
O segundo grande filme de Paradjanov, depois de TINI ZABUTIKH PREDKIV/"Cavalos de Fogo". Biografia do poeta e trovador arménio do século XVIII Arutuin Sayadian, também conhecido como Sayat-Nova, numa série de quadros vivos em que o onirismo toma posse das imagens. SAYAT-NOVA foi proibido pelas autoridades soviéticas pela sua não conformidade com o “realismo socialista”, antes de ser censurado, remontado e ter o título alterado para “A COR DA ROMÔ. Dividindo-se em oito secções que evocam a cultura arménia e as várias fases da vida do poeta, trata-se de uma obra-prima barroca em que o folclore se associa à metáfora. “O maior filme de Paradjanov (…) os usos deslumbrantes da cor e os conceitos poéticos selvagens parecem derivar de um cinema utópico do futuro, ao mesmo tempo ‘difícil’ e imediato, enigmático e arrebatador.” (Jonathan Rosenbaum). A exibir em cópia digital.

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19/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Cinema e Conrad, Conrad e o Cinema (I)
Smuga Cienia
"Linha de Sombra"
de Andrzej Wajda
com Marek Kondrat, Graham Lines, Tom Wilkinson
Polónia, Reino Unido, 1976 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Narrativa de uma fatídica primeira experiência de comando de um veleiro por um jovem “na região crepuscular entre a juventude e a maturidade” (Conrad), SMUGA CIENIA destaca-se antes de mais por ser uma rara adaptação conradiana para cinema dirigida por um realizador polaco, facto não despiciendo em relação a uma obra literária da língua inglesa na qual as reminiscências eslavas nunca deixaram de ser lembradas e interrogadas. Já se sublinhou que Wajda conteve a sua índole mais barroca, ou “expressionista”, para se aproximar de Conrad, mas até isso poderá também ter estado na origem de uma tensão especial que sobressai neste filme. Por outro lado, o facto de Wajda ter querido colar-se a uma narrativa tão centrada num “estado de espírito” e na “não-ação” (a longa imobilização de um veleiro “assombrado”) tornou-se mais um episódio da interminável discussão sobre a adaptação cinematográfica, levando o próprio realizador a dizer mais tarde que devia ter escolhido outro caminho. Muito pouco visto entre nós (tanto quanto sabemos, só foi exibido em raras sessões em 1978, quando foi trazido para o Ciclo de Cinema Polaco na Fundação Gulbenkian), é uma das esperadas revisitações deste ciclo. Primeira exibição na Cinemateca.

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19/03/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte II)
Kid Galahad
O Mais Forte
de Michael Curtiz
com Edward G. Robinson, Bette Davis, Humphrey Bogart, Wayne Morris
Estados Unidos, 1937 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O filme de boxe é um autêntico género cinematográfico e por vezes contém elementos vindos do cinema criminal, pois os empresários do boxe raramente são mostrados como cidadãos-modelo. Este é o caso de KID GALAHAD, cuja ação começa quando um gangster interpretado por Humphrey Bogart (que ainda não era uma vedeta) apresenta um novo pugilista durante uma receção num hotel. Um empresário transforma o rapaz numa vedeta do boxe, com a alcunha de Kid Galahad. Mas para vingar-se do facto da sua amante se sentir atraída por ele, decide pô-lo num combate difícil, sabendo que ele não está preparado, o que ilustra mais um tema clássico do género: o combate que decide da vida do pugilista. Última apresentação na Cinemateca em 2010.

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