27/02/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Fevereiro 2013
They Drive by Night
Vidas Nocturnas
de Raoul Walsh
com George Raft, Ann Sheridan, Ida Lupino, Humphrey Bogart, Gale Page, Alan Hale
Estados Unidos, 1940 - 94 min
legendado em português

Pela última vez Bogart aparece num papel secundário, apesar de importante. Logo a seguir o mesmo realizador, Raoul Walsh, dar-lhe-ia o seu primeiro grande papel como star em HIGH SIERRA. Em THEY DRIVE BY NIGHT, Bogart é o irmão de Raft, ambos condutores de camiões de transporte independentes em luta contra uma organização. “No Picture in 1940 will have bigger thrills!”, apregoava o cartaz da Warner Bros.

27/02/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Retratos da Infância
Kikujiro
O Verão de Kikujiro
de Takeshi Kitano
com Takeshi Kitano, Yusuke Sekigushi, Kayoto Kishimodo
Japão, 1999 - 121 min
legendado em português

O jovem Masao está de férias de verão, sozinho com a avó em Tóquio. Não tem pai e só conhece a mãe por fotografias. Decide ir procurá-la. No início da sua viagem, encontra um casal vizinho, a mulher ordena ao marido, Kikujiro, que ajude e acompanhe Masao na sua jornada. Kikujiro, homem rude com pouca paciência para crianças, está longe de ser a companhia ideal para o miúdo. Durante o percurso acidentado, o insólito par descobre que tem mais em comum do que aparentemente julgava.

27/02/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Retratos da Infância
L’Esquive
A Esquiva
de Abdellatif Kechiche
com Osman Elkharraz, Sara Forestier, Sabrina Ouazani, Nanou Benhamou, Aurélie Ganito
França, 2003 - 117 min
legendado em português

O título da segunda longa-metragem de Kechiche inspira-se em Marivaux (Le Jeu de l’Amour et de l’Hasard). Foi filmada em Franc-Moisins com atores não profissionais: um grupo de adolescentes ensaia a peça de Marivaux na escola cabendo o papel de Arlequim a um rapaz que tem que se haver com a sua timidez como jovem ator e como jovem apaixonado. “Não é fácil ser uma rapariga num subúrbio. Não é fácil ser um rapaz. Não é fácil ser uma criança. Em suma, é muito difícil. Há um sentimento generalizado de rejeição que aniquila as pessoas que aí vivem” (Kechiche). Primeira exibição na Cinemateca.

27/02/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Retratos da Infância
Fanny och Alexander
Fanny e Alexandre
de Ingmar Bergman
com Pernilla Allwin, Bertil Guve, Jarl Kulle, Erland Josephson, Harriet Andersson
Suécia, França, Alemanha, 1982 - 186 min
legendado em português

Um filme mágico, em que Bergman evoca a sua infância e o confronto entre o mundo epicurista, a alegria familiar (a genial sequência do Natal) e a rigidez do puritanismo do padrasto. Um dos testamentos de Bergman (no cinema) e um dos seus filmes mais deslumbrantes.

27/02/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Retratos da Infância
Nana
Nana
de Valérie Massadian
com Kelyna Lecomte, Alain Sabras, Marie Delmas, Yves Monguillon, Etienne e Max Penot
França, 2011 - 68 min
legendado eletronicamente em português

A sinopse diz que Nana tem quatro anos, vive numa casa de pedra na floresta, e que um dia, ao regressar a casa da escola, encontra apenas silêncio. NANA propõe-se como “uma viagem à noite da sua infância. O mundo à sua altura.” É a primeira longa-metragem de Valérie Massadian. “Por vezes os filmes, como as crianças, são terrivelmente imperscrutáveis, e têm ideias próprias”, escreveu Jay Kuehner na Cinema Scope, a propósito de NANA.