18/12/2012, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Dezembro 2012
Once Upon a Honeymoon
Lua Sem Mel
de Leo McCarey
com Cary Grant, Ginger Rogers, Walter Slezak, Abner Bibermann
Estados Unidos, 1942 - 115 min
legendado em português

ONCE UPON A HONEYMOON é uma comédia dramática ambientada durante a Segunda Guerra Mundial, com Cary Grant na pele de um jornalista que procura desmascarar um agente nazi durante a sua falsa lua de mel (McCarey mostra a viagem de núpcias em paralelo com o avanço dos nazis pela Europa), conquistando a mulher deste (Ginger Rogers, naturalmente) para o seu campo.

18/12/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Com que então é Natal
The Apartment
O Apartamento
de Billy Wilder
com Shirley MacLaine, Jack Lemmon, Fred MacMurray
Estados Unidos, 1960 - 125 min
legendado em português

Cinco Oscars para esta obra-prima de Billy Wilder, a quem couberam três estatuetas (produtor, realizador e argumentista), que mistura em doses perfeitas a comédia e o drama, a pureza e o cinismo. Jack Lemmon é um empregado de escritório que procura subir na hierarquia, cedendo o seu apartamento para as aventuras extraconjugais dos administradores. Até que se apaixona por uma dessas conquistas: Shirley MacLaine.

18/12/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Cinema Marginal Brasileiro e as suas Fronteiras

Em parceria com a Cinemateca Brasileira e com o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal
À Meia-Noite Levarei Sua Alma
de José Mojica Marins
com José Mojica Marins, Magda Mei, Nivaldo de Lima
Brasil, 1963-64 - 85 min

É nesta terceira longa-metragem de José Mojica Marins, destinada à distribuição em salas ultrapopulares, que nasce o personagem de Zé do Caixão, que se tornará o seu alter ego e o fará famoso, mesmo internacionalmente (é uma figura de culto como Coffin Joe pelos seus fãs nos Estados Unidos…). Descoberto pelos amantes do camp e do “é tão mau que é bom”, Mojica explorou astutamente a sua imagem e a sua mitologia pessoal. Nesta primeira aventura, Zé do Caixão, um coveiro de capa e chapéu alto, como se estivesse num filme da Hammer e nas brumas da Escócia, percorre São Paulo em busca de uma mulher que lhe dê um filho.

18/12/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Prémio Lux – Prémio Europeu de Cinema

Em colaboração com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu
Tabu
de Miguel Gomes
com Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Henrique Espírito Santo, Carloto Cotta, Isabel Cardoso, Ivo Müller, Manuel Mesquita
Portugal, França, Alemanha, Brasil, 2012 - 118 min

“Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.” Assim descreve a sinopse o TABU de Miguel Gomes, filme em duas partes que vai do “Paraíso Perdido” ao “Paraíso”. Prémio da crítica e prémio Alfred Bauer no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2012.

18/12/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Cinema Marginal Brasileiro e as suas Fronteiras

Em parceria com a Cinemateca Brasileira e com o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal
Zezero | A Herança
duração total da sessão: 120 min

ZEZERO
com Milton Pereira, Isabel Antinópolis, Maria Gizélia
A HERANÇA
com David Cardoso, Bárbara Fazio, Agnaldo Rayol
de Ozualdo Candeias
Brasil, 1974 e 1971 – 30 e 90 min

Dois dos filmes mais radicais e conseguidos de Candeias. Em ZEZERO, um camponês miserável tem a visão de uma fada, que o convence a ir para a cidade, através de fotos publicitárias e promessas. A HERANÇA é uma adaptação peculiar de Hamlet no Centro-Sul do Brasil no começo do século XX. O protagonista é rebatizado Omeleto e a realização parodia o western spaghetti. “Ser ou não ser original, eis a questão”, observou um admirador do filme.