27/10/2025, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Dia Mundial do Património Audiovisual
Sansho Dayu
O Intendente Sansho
de Kenji Mizoguchi
com Kinuyo Tanaka, Yoshiaki Hanayagi, Kyoko Kagawa
Japão, 1954 - 124 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Sessão com apresentação
A história de SANSHO DAYU é uma velha lenda japonesa, contada de diversas maneiras (da literatura às canções populares) a partir do século XVI. O filme de Mizoguchi baseia-se na versão dessa lenda, escrita pelo romancista Ogai Mori em 1915. Zushio e a irmã Anju, filhos de um governador exilado pelas suas ideias humanitárias, crescem separados da mãe, suportando e vivendo condições duríssimas, por causa da escravatura imposta pelo Intendente Sansho. Enérgico e cruel, mas também infinitamente poético, SANSHO DAYU é um hino à bondade humana e à compaixão contra a escravidão e a exploração. “Um homem sem misericórdia não é um ser humano” ensina o pai a Zushio. A apresentar em nova cópia em 35mm produzida no laboratório da Cinemateca.

A sessão repete no dia 31 às 21h30, na Sala M. Félix Ribeiro

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
27/10/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Dia Mundial do Património Audiovisual
The Scarlet Drop
A Pérola Maldita
de John Ford
com Harry Carey, Molly Malone, Vesper Pegg
Estados Unidos, 1918 - 41 min
mudo, intertítulos em castelhano legendados eletronicamente em português | M/12
Sessão com apresentação e acompanhamento ao piano
Por encontrar durante mais de um século, THE SCARLET DROP ressurgiu em 2024 num armazém em Santiago do Chile, pela mão de um académico que soube identificar o que tinha adquirido entre um lote de rolos antigos. Submetido a um delicado processo de reparação e digitalização na Cineteca Nacional do Chile, a cópia conserva as tonalidades originais de 1918, e, a pedido de quem a achou, as marcas do tempo. Protagonizado por Harry Carey – “a estrela brilhante do primeiro céu do western”, como Ford disse a Peter Bogdanovich – é um dos vinte e seis filmes que realizador e ator fizeram em conjunto, mas dos raros que se pode hoje ver na íntegra ou quase totalmente na íntegra. Marcado por temas invulgares no western do seu tempo – desigualdade social, luta de classes e marginalização –, THE SCARLET DROP permite já antever o que viria a ser entendido como universo fordiano: “os rituais, as situações melancólicas, as diferenças sociais, os anti-heróis e aquela fotografia extraordinária”. Primeira exibição na Cinemateca.






A sessão repete no dia 29 às 15h30, na Sala M. Félix Ribeiro

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui

 
27/10/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa | Na Companhia de William Greaves
Souls Of Sin
de Powell Lindsay
com Jimmy Wright, William Greaves, Savannah Churchill
Estados Unidos, 1949 - 64 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Os sinais da paixão de Greaves pela música estão por todo o lado, a começar nos créditos de abertura, onde dois temas lhe são atribuídos: Disappointment Blues e Lonesome Blues. Greaves interpreta um cantor de blues chamado Isaiah “Alabama” Lee cujo companheiro de quarto Bill é um fura-vidas que faz do jogo de sorte e azar um modo de vida, mas que, depois de sofrer uma humilhação púbica por ser pobre, decide enveredar pelo mundo do crime. O filme, com elenco exclusivamente composto por atores negros, apresenta uma forte componente política e social para a sua época, revelando as dificuldades que o protagonista enfrenta para sequer começar a endireitar a sua vida (ser-lhe-á possível tal desiderato?). Powell Lindsay, nome maior do realismo negro no cinema, assina este que é considerado por alguma crítica o último dos “filmes raciais” (“race films”).

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
27/10/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Malamor / Tainted Love: Realizadores Convidados: João Pedro Rodrigues E João Rui Guerra Da Mata

em colaboração com a BoCA Bienal de Artes Contemporâneas
Das Kleine Chaos | Der Standtstreicher | Deutschland Im Herbst [1º segmento] | Wie Ein Vogel Auf Dem Draht
DAS KLEINE CHAOS
“O pequeno caos”
Alemanha, 1966 – 9 min

DER STADTSTREICHER
“O vagabundo”
Alemanha, 1966 – 11 min

DEUTSCHLAND IM HERBST [1.º Segmento]
Alemanha no outono
Alemanha, 1977/78 – 26 min

WIE EIN VOGEL AUF DEM DRAHT
“Como um pássaro no arame”
Alemanha, 1975 – 44 min

de Rainer Werner Fassbinder
legendados eletronicamente em português
duração total da projeção: 90 min | M/12
A abundância da obra de Fassbinder resultou numa grande variedade de formas. Nesta sessão apresentam-se as suas duas primeiras curtas--metragens (DAS KLEINE CHAOS, sobre um grupo de jovens que se iniciam na vida do crime, e DER STADTSTREICHER, sobre um sem-abrigo que descobre uma arma), o segmento que realizou para o filme coletivo ALEMANHA NO OUTONO e ainda o um programa de televisão realizado com Brigitte Mira, a protagonista de O MEDO COME A ALMA. Mira fora artista de cabaret e aqui canta canções dos anos 40, intercaladas com momentos de conversa. Os cenários incluem réplicas irónicas de espaços de GENTLEMEN PREFER BLONDES. Em relação ao filme coletivo, há que recordar que, no Outono de 1977 a República Federal da Alemanha viveu uma gravíssima crise política: a Fração do Exército Vermelho raptou Hans-Martin Schleyer e desviou dois aviões para obter a libertação dos seus membros. A resposta do Estado foi brutal e resultou no duvidoso suicídio dos líderes da RAF. A quente, um grupo de cineastas, entre os quais Kluge, Fassbinder e Reitz, decidiu fazer um filme em episódios. No seu segmento, Fassbinder convoca a sua mãe, a ex-mulher Ingrid Caven e o namorado Armin Meier para discutirem o caso do alegado suicídio Andreas Baader, Gudrun Ensslin e Jan-Carl Raspe.

consulte a FOLHA de DAS KLEINE CHAOS e DER STADTSTREICHER

consulte a FOLHA de DEUTSCHLAND IM HERBST e WIE EIN VOGEL AUF DEM DRAHT aqui