CICLO
Cinema, Cem Anos de Juventude


O programa pedagógico Cinema, Cem Anos de Juventude, que integra O Mundo À nossa Volta da associação Os Filhos de Lumière, é um projeto experimental de iniciação ao cinema que reúne, a uma escala internacional, profissionais de cinema, professores, escolas, salas de cinema, associações, cinematecas, festivais de cinema, etc. Criado em França em 1995, na celebração dos cem anos d cinema, coordenado a nível pedagógico por Nathalie Bourgeois (fundou e dinamizou o Serviço Educativo da Cinemateca Francesa durante mais de 20 anos) e Alain Bergala, cineasta, crítico de cinema, autor de obras sobre cineastas com Jean-Luc Godard ou Abbas Kiarostami, e sobre a pedagogia da transmissão de cinema, professor de La Fémis, etc.), tem vindo a ser desenvolvido em Portugal, através de Os Filhos de Lumière, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, desde o ano letivo 2006-2007. O projeto, que reúne atualmente 16 países, da Europa e do mundo, trabalha uma metodologia que alia a análise de filmes à prática do fazer, privilegiando a formação do olhar e a descoberta da criação cinematográfica. Ao longo de cada ano letivo, cineastas, professores e alunos em todos os países participantes exploram uma questão de cinema, a partir das mesmas regras do jogo. No último período de cada ano os alunos realizam um filme-ensaio coletivo que dá conta do que descobriram ao longo do ano sobre o cinema, a partir dos filmes visionados, e de uma vasta escolha de excertos, que viram e analisaram, para além dos exercícios filmados a partir das regras do jogo que lhes foram propostas. No ano letivo de 2022-2023, com a coordenação e apoio de cineastas, professores e alunos de nove escolas de várias zonas do país trabalharam sob a questão “Centrado/Descentrado”. 
 
 
14/06/2023, 10h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinema, Cem Anos de Juventude

Filmes-Ensaio: Centrado/Descentrado
 
14/06/2023, 10h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema, Cem Anos de Juventude

Em colaboração com Os Filhos de Lumière – Associação Cultural
Filmes-Ensaio: Centrado/Descentrado
Sessão apresentada e seguida de debate

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete trinta minutos antes do início da sessão
A sessão de hoje conta com a presença dos alunos de todas as nove escolas participantes no projeto (de Lisboa, Sintra, Évora, Serpa e Mértola), que irão falar sobre o processo de construção dos seus filmes, os quais foram desenvolvidos a partir do mote “Centrado/Descentrado”: “No momento da escrita do argumento, depois em cada cena, e depois em cada plano, o/a cineasta deve tomar decisões sobre esta questão essencial da criação do cinema: “centrar/descentrar”. Em cada uma das etapas da criação de um filme, o/a cineasta pode optar por determinar prudentemente o centro lógico e esperado pelo espectador. Mas ele não tem nenhuma obrigação de centrar mecanicamente as suas cenas e os seus planos nessa conformidade esperada e confortável para o espectador. Criar é muito pelo contrário desfazer essa lógica evidente por um descentramento que altere a percepção da história, da sequência, do plano. E isso a todos os níveis” (excerto do texto de Alain Bergala que lançou a questão de cinema a trabalhar ao longo do ano). 

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