24/05/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Guerra no Cinema

Parte II – Outras Vistas do Campo de Batalha
The Battle of the River Plate
A Batalha do Rio de Prata
de Michael Powell, Emeric Pressburger
com John Gregson, Anthony Quayle, Peter Finch, Ian Hunter, Jack Gwillim, Bernard Lee, Christopher Lee
Reino Unido, 1956 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Este Powell/Pressburger pode ser entendido como uma extensão dos seus filmes realizados durante a Segunda Guerra (THE 49th PARALELL, ONE OF OUR AIRCRAFT IS MISSING). Centra-se na batalha naval travada em 1939 entre a Royal Navy e os alemães e é dividido em três partes: a primeira é dominada pela presença do “Graf Spee”; a segunda foca a batalha, do ponto de vista britânico; a terceira tem lugar em Montevideu, descrevendo o conflito diplomático que opõe as potências adversárias em terreno neutro. Christopher Lee surge no papel do dono de um bar em Montevideu. A exibir em cópia digital.

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24/05/2023, 18h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Guerra no Cinema

Parte II – Outras Vistas do Campo de Batalha
Idi i Smotri
Vem e Vê
de Elem Klimov
com Aleksey Kravchenko, Olga Mironova, Liubomiras Lauciavicius
URSS, 1985 - 142 min
legendado em português | M/16
Da Mosfilm, centrada numa história da II Guerra Mundial e mais precisamente na ocupação alemã da Bielorrússia, VEM E VÊ foi produzido para comemorar o quadragésimo aniversário da vitória soviética e realizado por Klimov quase uma década depois do argumento (dele e de Ales Adamovich) ser concebido. O título vem de um versículo biblíco, Apocalipse 6:1: “E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê”. De assinalável êxito à época, o filme foi referido no Village Voice em 2001 por Elliott Stein como “uma fabulosa combinação de lirismo poético e pesadelo expressionista”.

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24/05/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver
La Flor
“A Flor”
de Mariano Llinás
com Elisa Carricajo, Valeria Correa, Pilar Gamboa, Laura Paredes
Argentina, 2018 - duração total da projeção: 187 min
legendado em português | M/14
III PARTE

Episódio III, Acto I, 90 min

Episódio III, Acto II, 97 min
Partindo das suas experiências com a longa duração iniciadas em HISTORIAS EXTRAORDINÁRIAS de 2008, onde teceu três narrativas ao longo de quatro horas, Mariano Llinás vai mais longe em LA FLOR na ultrapassagem, sem quaisquer constrangimentos, da duração expectável de uma longa-metragem com as suas corajosas 13 horas e 28 minutos (a promoção do filme apresentava-o como “mais longo da história do cinema argentino”). Dividido em seis episódios, organizados como as hastes de uma flor, a coesão narrativa entre as partes é tida, apenas, pela presença das mesmas quatro atrizes (Elisa Carricajo, Pilar Gamboa, Valeria Correa e Laura Paredes) que vão interpretando personagens diferentes ao longo dos episódios, e por uma intervenção metanarrativa do realizador. Cada episódio obedece a uma formalidade e narrativa singulares, num exercício dinâmico e curioso que quer olhar de frente a História do cinema. A sua mostra na Cinemateca será exibida em várias partes, obedecendo aos episódios que o constituem. Primeira exibição na Cinemateca.

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24/05/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Guerra no Cinema

Parte II – Outras Vistas do Campo de Batalha
Akai Tenshi
“O Anjo Vermelho”
de Yasuzo Masumura
com Ayako Wakao, Shinsuke Ashida
Japão, 1966 - 95 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/14
Yasuzo Masumura (1924-1986) foi o último assistente de realização de Kenji Mizoguchi, e nessa função trabalhou nos derradeiros filmes do mestre japonês, YOKIHI e AKASEN CHITAI. Mas é, sobretudo, um realizador actualmente em pleno processo de justíssima redescoberta e reavaliação. AKAI TENSHI, soberbo filme, é um retrato dos sangrentos bastidores (os hospitais de campanha) da guerra japonesa na Manchúria, a partir dos olhos de uma enfermeira (o “anjo vermelho”) com uma compaixão infinita pelos estropiados (na carne e no espírito) de que tem de cuidar. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

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