CICLO
Jean-Luc Godard, para Sempre


Uma revista francesa (Les Inrockuptibles) não teve pruridos: no seu número seguinte à morte de Jean-Luc Godard, sucedida em setembro passado, a manchete dizia, simplesmente, “Dieu est mort”, “Deus morreu”. Que importa o exagero, se o exagero é só uma forma de fazer justiça à importância, das pessoas ou das coisas. E Godard foi, de facto, a pessoa mais importante, o autor das coisas mais importantes, de todo o cinema da segunda metade do século XX em diante. Importa o seu trabalho, e importa o olhar (divino, dir-se-ia, usando vocabulário dos Inrocks) que ele, através do trabalho mas também além dele, lançava sobre o cinema, sobre o mundo, sobre a nossa História, sobre a “nossa música”. Há um capítulo que se fecha na história do cinema com a morte de Godard, que é também o da presença – como ele notou – da geração que viveu “o meio do século XX”, “o meio do cinema”. O que isto quer dizer está estampado na obra dele, um radical “transporte” entre a mais sofisticada modernidade (tecnológica, inclusive) e a memória de um cinema “inicial”, tanto em termos puramente cinéfilos e afetivos como no que diz respeito a uma prática, artesanal e realista, em permanente reflexão sobre ela própria e sobre o seu lugar num mundo sempre em mudança demasiado rápida. A homenagem que lhe prestamos porá isso em evidência, julgamos, ao trazer exemplos de todas as fases da obra do autor, desde os alvores da nouvelle vague ao filme – quase – derradeiro que foi LE LIVRE D’IMAGE. É um passeio por alguns recantos menos visitados do legado de Godard, um vislumbre da riqueza inesgotável desse legado, que ficará connosco – para sempre.
 
04/01/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Jean-Luc Godard, para Sempre

Sauve Qui Peut (La Vie)
Salve-se Quem Puder
de Jean-Luc Godard
França, Suíça, 1980 - 88 min
05/01/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Jean-Luc Godard, para Sempre

Une Histoire d’Eau | Operation Béton | Charlotte et Véronique ou Tous les Garçons s’Appellent Patrick | Charlotte et son Jules
duração total da projeção: 62 min | M/12
06/01/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Jean-Luc Godard, para Sempre

Une Femme Mariée
A Mulher Casada
de Jean-Luc Godard
França, 1964 - 92 min
07/01/2023, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Jean-Luc Godard, para Sempre

Une Histoire d’Eau | Operation Béton | Charlotte et Véronique ou Tous les Garçons s’Appellent Patrick | Charlotte et son Jules
duração total da projeção: 62 min | M/12
 
09/01/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Jean-Luc Godard, para Sempre

Masculin Féminin
Masculino Feminino
de Jean-Luc Godard
França, Suécia, 1966 - 104 min
 
04/01/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Luc Godard, para Sempre
Sauve Qui Peut (La Vie)
Salve-se Quem Puder
de Jean-Luc Godard
com Isabelle Huppert, Jacques Dutronc, Nathalie Baye
França, Suíça, 1980 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Com argumento coescrito por Anne-Marie Miéville e Jean-Claude Carrière, SAUVE QUI PEUT (LA VIE) marca, em 1980, o retorno de Jean-Luc Godard ao circuito mais convencional do cinema, e é organizado como uma partitura musical com quatro movimentos (o imaginário; o medo; o comércio; a música). Godard com uma obra-prima que é, além de mais, uma manifestação de anticonformismo, uma nova forma de interrogar a matéria cinematográfica através das deambulações de um técnico de televisão.

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05/01/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Luc Godard, para Sempre
Une Histoire d’Eau | Operation Béton | Charlotte et Véronique ou Tous les Garçons s’Appellent Patrick | Charlotte et son Jules
duração total da projeção: 62 min | M/12
Ao contrário do previsto, dois dos quatro filmes da sessão vão ser projectados em ficheiros digitais de recurso, e não em cópias de película 35 mm, formato original de todos eles. Esta opção foi tomada pesando a perda de qualidade (de imagem, algum ruído e oscilações de som) e a relevância do conjunto do alinhamento porque só assim é possível apresentar, nesta ocasião, OPERATION BÉTON e CHARLOTTE ET VÉRONIQUE OU TOUS LES GARÇONS S’APPELENT PATRICK. Dando nota do facto, e advertindo da possibilidade de dessincronismo deste último título, agradece-se a compreensão dos espetadores.
UNE HISTOIRE D’EAU
de François Truffaut, Jean-Luc Godard
com Jean-Claude Brialy, Caroline Dim
França, 1958 - 12 min / legendado em português

OPERATION BÉTON
deJean-Luc Godard
França, 1958 – 17 min / legendado eletronicamente em português

CHARLOTTE ET VÉRONIQUE OU TOUS LES GARÇONS S’APPELLENT PATRICK
de Jean-Luc Godard
com Jean-Claude Brialy, Anne Collette, Nicole Berger
França, 1959 - 20 min / / legendado eletronicamente em português

CHARLOTTE ET SON JULES
de Jean-Luc Godard
com Jean-Paul Belmondo, Gérard Blain, Anne Collette
França, 1959 - 13 min / legendado em português

UNE HISTOIRE D’EAU foi um filme iniciado por Truffaut e depois concluído por Godard, que o montou e concebeu uma narração. O título faz um trocadilho com o célebre romance erótico HISTOIRE D’O, mas, nesta curta-metragem, trata-se mesmo de “eau”, de água, de inundações que dificultam o trânsito à volta de Paris e o acesso à cidade, mas que tornarão possível um início de romance entre dois jovens: OPERATION BÉTON foi o primeiro filme “profissional” realizado por Godard, uma encomenda institucional sobre a construção de uma barragem. TOUS LES GARÇONS S’APPELLENT PATRICK e CHARLOTTE ET SON JULES mostram personagens jovens, típicas da Nouvelle Vague, em jogos de encontros e desencontros que antecipam a relação Belmondo/Seberg em Á BOUT DE SOUFFLE, a primeira longa-metragem de Godard que viria logo a seguir.

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06/01/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Luc Godard, para Sempre
Une Femme Mariée
A Mulher Casada
de Jean-Luc Godard
com Macha Méril, Philippe Leroy, Bernard Noel
França, 1964 - 92 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Godard acompanha, como um analista, um dia de vida de uma mulher casada com um piloto de aviação. Encontra o marido, toma conhecimento de que está grávida, sem saber quem é o pai, e visita o amante, um ator, com quem tem uma longa discussão sobre o teatro e o amor. Não é dos mais citados títulos de Godard, mas tem dos mais inesquecíveis grandes planos por ele filmados.

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07/01/2023, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Luc Godard, para Sempre
Une Histoire d’Eau | Operation Béton | Charlotte et Véronique ou Tous les Garçons s’Appellent Patrick | Charlotte et son Jules
duração total da projeção: 62 min | M/12
Ao contrário do previsto, dois dos quatro filmes da sessão vão ser projectados em ficheiros digitais de recurso, e não em cópias de película 35 mm, formato original de todos eles. Esta opção foi tomada pesando a perda de qualidade (de imagem, algum ruído e oscilações de som) e a relevância do conjunto do alinhamento porque só assim é possível apresentar, nesta ocasião, OPERATION BÉTON e CHARLOTTE ET VÉRONIQUE OU TOUS LES GARÇONS S’APPELENT PATRICK. Dando nota do facto, e advertindo da possibilidade de dessincronismo deste último título, agradece-se a compreensão dos espetadores.
UNE HISTOIRE D’EAU
de François Truffaut, Jean-Luc Godard
com Jean-Claude Brialy, Caroline Dim
França, 1958 - 12 min / legendado em português

OPERATION BÉTON
deJean-Luc Godard
França, 1958 – 17 min / legendado eletronicamente em português

CHARLOTTE ET VÉRONIQUE OU TOUS LES GARÇONS S’APPELLENT PATRICK
de Jean-Luc Godard
com Jean-Claude Brialy, Anne Collette, Nicole Berger
França, 1959 - 20 min / / legendado eletronicamente em português

CHARLOTTE ET SON JULES
de Jean-Luc Godard
com Jean-Paul Belmondo, Gérard Blain, Anne Collette
França, 1959 - 13 min / legendado em português

UNE HISTOIRE D’EAU foi um filme iniciado por Truffaut e depois concluído por Godard, que o montou e concebeu uma narração. O título faz um trocadilho com o célebre romance erótico HISTOIRE D’O, mas, nesta curta-metragem, trata-se mesmo de “eau”, de água, de inundações que dificultam o trânsito à volta de Paris e o acesso à cidade, mas que tornarão possível um início de romance entre dois jovens: OPERATION BÉTON foi o primeiro filme “profissional” realizado por Godard, uma encomenda institucional sobre a construção de uma barragem. TOUS LES GARÇONS S’APPELLENT PATRICK e CHARLOTTE ET SON JULES mostram personagens jovens, típicas da Nouvelle Vague, em jogos de encontros e desencontros que antecipam a relação Belmondo/Seberg em Á BOUT DE SOUFFLE, a primeira longa-metragem de Godard que viria logo a seguir.

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09/01/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Luc Godard, para Sempre
Masculin Féminin
Masculino Feminino
de Jean-Luc Godard
com Jean-Pierre Léaud, Chantal Goya, Marlène Jobert, Michel Debort
França, Suécia, 1966 - 104 min
legendado eletronicamente em português | M/16
“Este filme poderia ser chamado Os Filhos de Marx e da Coca-Cola”. Eis a mais famosa citação de MASCULIN FÉMININ que corresponde a um intertítulo que divide os seus capítulos. MASCULIN FÉMININ aborda a relação sentimental de Paul (Léaud), um jovem marxista, e Madeleine (Goya), cantora da “geração Coca-Cola”. Baseando-se em dois contos de Guy de Maupassant, Godard cria um importante retrato de uma juventude dividida e de uma sociedade que enfrenta a mudança. A dimensão subversiva do filme, que fez com que fosse proibido em França a menores de 18 anos, estende-se, obviamente, à sua forma. A apresentar em cópia digital.

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