28/11/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Louis Malle – O Rebelde Solitário

A Cinemateca com a Festa do Cinema Francês
Atlantic City
Atlantic City, U.S.A.
de Louis Malle
com Burt Lancaster, Susan Sarandon, Michel Piccoli
Estados Unidos, 1980 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Neste seu segundo filme americano, Malle, fiel a si mesmo, muda totalmente de registo em relação a PRETTY BABY. Depois de realizar em estúdio um filme “de época”, realizou um filme situado no presente, filmado in loco, numa cidade então em plena transformação, devido à legalização do jogo, que desencadeou um frenesim de demolições e construções de hotéis e casinos, com todas as negociatas e violências que isto implica. Neste mundo caótico em que reina a ganância e em que todos roubam o próximo sem remorsos, sobressaem dois personagens: uma jovem aspirante a croupière (Susan Sarandon) e um velho jogador que ali vive (fabulosa interpretação de Burt Lancaster), sustentado por uma mulher velha e refilona. Depois de um breve romance entre os dois, há um nada sentimental desenlace feliz. Um filme a redescobrir. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
28/11/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Alain Tanner: Um Suíço em Fuga
Le Retour d’Afrique
Regresso de África
de Alain Tanner
com Josée Destoop, François Marthouret, Juliet Berto
Suíça, França, 1973 - 107 min
legendado eletronicamente em português | M/12
LE RETOUR D’AFRIQUE baseia-se num texto escrito por Aimé Césaire em 1939, que marcou profundamente Alain Tanner. Césaire inspira os gestos e as palavras do protagonista e da sua mulher que, cansados das comodidades de uma vida burguesa em Genebra, decidem vender todos os seus bens e partir para a Argélia. Uma viagem que não correrá como pensado. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
28/11/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Louis Malle – O Rebelde Solitário

A Cinemateca com a Festa do Cinema Francês
God’s Country
de Louis Malle
Estados Unidos, 1985 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/12
GOD’S COUNTRY é um documentário feito no Minnesota, no qual Malle soube utilizar a seu favor as dificuldades da produção. A rodagem começou em 1979, numa pequena localidade de cinco mil habitantes, onde não havia nenhum cinema, mas existiam nove igrejas (duas católicas e sete protestantes). Malle realizou uma primeira montagem, mas a produção foi interrompida por razões orçamentais, sendo, no entanto, retomada seis anos depois. Malle decidiu filmar novo material, para constatar o que havia ou não mudado naquele ínterim. Fiel aos seus métodos, trabalhou com uma equipa reduzida e deu forma ao filme a partir das pessoas que encontrou, ao invés de usá­-las como exemplos de uma análise predeterminada, conseguindo assim dar uma visão geral do vilarejo e uma visão específica de alguns dos seus habitantes. Primeira apresentação na Cinemateca.

 
28/11/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Alain Tanner: Um Suíço em Fuga
Jonas qui Aura 25 Ans en l’An 2000
Jonas que Terá 25 Anos no Ano 2000
de Alain Tanner
com Jean-Luc Bideau, Miou-Miou, Myriam Boyer
França, Suíça, 1976 - 111 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos filmes mais populares de Alain Tanner, JONAS QUI AURA 25 ANS EN L’AN 2000 faz uma análise quase documental do conceito de família nos fins de 60 e início da década de 70 através das relações de oito pessoas que, de uma forma ou de outra, estão ligadas ao pequeno Jonas (personagem a que Tanner regressaria, em 1981, no filme LES ANNÉES LUMIÈRE). JONAS... não é exibido na Cinemateca desde 1992. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui