05/11/2022, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados Em Família
Girl Shy
de Fred Newmeyer, Sam Taylor
com Harold Lloyd, Jobyna Ralston, Richard Daniels
Estados Unidos, 1924 - 87 min
legendado em português | M/6
sessão acompanhada ao piano por Joana Rolo
Harold Meadows é um solteirão tímido e gago que trabalha num alfaiate, e se dedica a escrever um guia de sedução para outros jovens tímidos. O destino põe-no no caminho de Mary, uma jovem rica, por quem se apaixona. Mas ela está prestes a dar o nó com um homem já casado e Harold fará de tudo para impedir o casamento.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
05/11/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Jaime | Jaime
duração total da projeção: 146 minutos | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
JAIME
de António Reis
Portugal, 1974 – 35 min

JAIME
de António-Pedro Vasconcelos
com Saul Fonseca, Fernanda Serrano, Joaquim Leitão, Nicolau Breyner
Portugal, 1999 – 111 min

Um dos primeiros trabalhos do poeta do cinema português, António Reis, JAIME, documentário sobre o falecido doente psiquiátrico – também pintor – Jaime Fernandes, irrompeu na nossa cinematografia como um gesto único de solidez e força instintiva. O máximo de originalidade com o máximo de modernidade. Ambientado na cidade do Porto, nos bairros populares próximos da Ribeira, JAIME – o único filme realizado para cinema de António-Pedro Vasconcelos durante os anos 90 – é uma incursão num registo evocativo do neorrealismo, cujo princípio do argumento – um rapaz acalenta a esperança de recuperar a mota roubada do pai – cita um dos clássicos do género, LADRI DI BICICLETTE.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de JAIME, de António Reis, aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de JAIME, de António-Pedro Vasconcelos, aqui
 
05/11/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Irene Papas, Alma Mediterrânica
Party
de Manoel de Oliveira
com Irene Papas, Michel Piccoli, Leonor Silveira, Rogério Samora
Portugal, França, 1996 - 93 min
legendado em português | M/12
Durante a festa do décimo aniversário de casamento, um casal encontra um outro casal mais velho, com o qual se entrega a um estranho jogo de sedução, que é mais pela posse das almas do que pela dos corpos. A grande comédia humana num confronto em que se escalpelizam as suas paixões e desejos. Diálogos de Agustina Bessa-Luís.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
05/11/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Louis Malle – O Rebelde Solitário

A Cinemateca com a Festa do Cinema Francês
Viva Maria!
Viva Maria
de Louis Malle
com Jeanne Moreau, Brigitte Bardot, Georges Hamilton, Claudio Brook
França, 1965 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Depois da gravidade de LE FEU FOLLET, Malle sentiu a necessidade de fazer “um grande espetáculo, em Cinemascope e a cores” e o resultado foi VIVA MARIA! Para este filme, inteiramente rodado no México, Malle reuniu as duas mais célebres vedetas femininas do cinema francês de então, Jeanne Moreau e Brigitte Bardot, que em tudo diferem: aspeto físico, porte, capacidades de atriz. A ideia foi fazer um pastiche dos “filmes de compinchas” de Hollywood (o modelo foi VERA CRUZ, de Robert Aldrich), porém com protagonistas femininas, ambas chamadas Maria. Num ambiente próximo do western e dos filmes situados durante a revolução mexicana, o filme de Malle é um divertimento, com alguns gags próximos da banda desenhada. As duas amigas atravessam incólumes as situações mais perigosas, em meio a eternos combates armados, sem nunca perderem a boa disposição. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui