11/03/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Susan Sontag - Imagens de Pensamento
Prima Della Rivoluzione
Antes da Revolução
de Bernardo Bertolucci
com Adriana Asti, Francesco Barilli, Allen Midgette, Morando Morandini
Itália, 1964 - 100 min
legendado em português | M/12
História da educação sentimental de um jovem burguês de Parma, enredado num envolvimento sentimental incestuoso com a tia e numa relação complexa com o seu mentor intelectual, um pensador mar­xista. Um filme ao mesmo tempo confessional e intelectual, magnificamente realizado, talvez a obra-prima do realizador, então com 24 anos. Susan Sontag cita o filme de Bertolucci no seu famoso texto The Decay of Cinema, em particular um diálogo entre esse jovem confuso e o amigo, que proclama: “Não se pode viver sem Rossellini!” A frase soa datada a Sontag, que lamenta, nesse texto, a morte de uma certa forma – por ela bem conhecida, desde os seus anos de estudante parisiense, nos idos anos 50 – de nos relacionarmos com o cinema. Adriana Asti, encarnando a tia do protagonista, reedita aspetos – os mais cruéis – dessa sua personagem na obra de estreia de Sontag na realização, DUETT FÖR KANNIBALER.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
11/03/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Peter Bogdanovich
The Great Buster
de Peter Bogdanovich
Estados Unidos, 2018 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
THE GREAT BUSTER presta tributo ao incontornável e intemporal gigante cómico do cinema mudo, Buster Keaton. Com narração do próprio Bogdanovich e testemunhos de um conjunto diversificado de cineastas e atores (que inclui desde Mel Brooks, a Tarantino e Werner Herzog), este documentário oferece uma apaixonada viagem pela vida e obra de Keaton, desde os seus maiores sucessos aos momentos mais conturbados da carreira, assim como procede à análise de alguns dos seus números cómicos mais admiráveis e elaborados (cuja construção de “relojoeiro”, que não se limitava ao momento do gag e se expandia ao longo da narrativa, terá sido um dos segredos da arte de Keaton e da sua diferença em relação a Chaplin, por exemplo). Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
11/03/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Com a Linha de Sombra
A História da Eternidade
de Camilo Cavalcante
com Débora Ingrid, Marcela Cartaxo, Zezita Matos, Leonardo França
Brasil, 2015 - 120 min | M12
com a presença de Camilo Cavalcante
Em A HISTÓRIA DA ETERNIDADE, as histórias de amor de três mulheres, de diferentes gerações, contrastam com a paisagem árida e desertificada de uma pequena aldeia do Sertão Nordestino. Alfonsina sonha ver o mar, Querência cuida da vida de todos e Das Dores, no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento. Limitadas de um lado pelos instintos humanos, o sertão e seu isolamento, a influência da igreja católica e o machismo, partilham sentimentos, desejos e culpas. Cavalcante desenvolve, neste filme, uma perspetiva meditativa sobre condição humana que se completa na fronteira da metáfora e da poesia.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
11/03/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
Working Girls
As Profissionais do Sonho
de Lizzie Borden
com Louise Smith, Helen McElduff, Amanda Goowin
Estados Unidos, 1986 - 89 min
legendado em português | M/16
O trabalho sexual é retratado com radical neutralidade no olhar imersivo e ricamente detalhado de Lizzie Borden sobre os ritmos e rituais da profissão mais estigmatizada da sociedade. Inspirada nas experiências das trabalhadoras do sexo que Borden conheceu ao fazer o seu manifesto feminista underground BORN IN FLAMES, WORKING GIRLS revela as vicissitudes do dia a dia de Molly (Louise Smith), uma fotógrafa que trabalha em part-time num bordel de Manhattan. Ao olhar a prostituição enquanto uma modalidade do trabalho assalariado, Borden cria uma representação empática, humanizadora e muitas vezes bem-humorada das mulheres para quem este trabalho é apenas “mais um dia no escritório”. O filme não é exibido na Cinemateca desde 1996.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui