12/02/2022, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Sessão Osvaldo Cavandoli & Norman Mclaren
duração total da projeção: 38 min / sem diálogos | M/12
COCCODRILLO
Itália, 1972 – 5 min

IL RICCIO
“O Ouriço”
Itália, 1979 - 3 min

IL PIFFERAIO MAGICO
“O Flautista Mágico”
Itália, 1979 - 3 min
filmes de Osvaldo Cavandoli  

A CHAIRY TALE
“Era uma Vez uma Cadeira”  
Canadá, 1957 – 12 min

LE MERLE
“O Melro”
Canadá, 1958 – 5 min

CANON
Canadá, 1964 - 10 min
filmes de Norman McLaren

Uma sessão organizada em parceria com o PLAY com filmes de Osvaldo Cavandoli e Norman McLaren. A Linha é um personagem que anda numa linha virtualmente infinita, desenhada pelo lápis e pela mão de Osvaldo Cavandoli. Este fantástico “homem linha” encontra vários obstáculos e pede ao desenhador que lhe encontre soluções. Fala numa linguagem incompreensível, é resmungão e discute com tudo e todos. Quanto a Norman McLaren, este não se notabilizou pela criação de uma personagem icónica, mas por ter sido pioneiro e um experimentador nato em várias áreas do cinema, do tradicional desenho animado ao desenho em película, passando pelo filme abstrato, pela pixelação e pelo som gráfico. Os filmes desta sessão são exemplo do seu ecletismo técnico e da universalidade da sua linguagem, capaz de atrair espectadores das idades mais tenras às mais maduras, sempre com um apurado sentido de humor.   

consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
 
12/02/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Someone’s Watching Me! | Femme Fatale
duração total da projeção: 207 minutos | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 30 minutos
SOMEONE’S WATCHING ME!
Alguém Anda a Espiar-me
de John Carpenter
com Lauren Hutton, David Birney, Adrienne Barbeau
Estados Unidos, 1978 – 97 min / legendado eletronicamente em português

FEMME FATALE
Mulher Fatal
de Brian De Palma
com Rebecca Romijn-Stamos, Antonio Banderas, Peter Coyote, Eriq Ebouaney
França, Suíça, 2002 – 110 min / legendado em português

Primeira colaboração de John Carpenter com a televisão, SOMEONE’S WATCHING ME! é um excitante thriller de características hitchcockianas. Uma mulher, com a profissão de realizadora de televisão, é espiada por alguém, um “homem invisível” que espreita a partir da janela de um edifício fronteiro. Ele assedia-a e ameaça-a pelo telefone. Com a polícia incapaz de resolver o problema, ela vai ter de enfrentar, sozinha, o psicopata. Trata-se quase de um “gato-rato” entre quem vê e quem é visto, situação incómoda, tão ameaçadora quanto aviltante, para uma mulher, para uma realizadora... Um dos melhores filmes de Brian De Palma, FEMME FATALE é uma obra labiríntica onde o passado, o presente e o futuro se cruzam, numa alucinante montagem, seguindo uma misteriosa mulher implicada num audacioso roubo de joias que tem lugar durante o Festival de Cannes. A contracenar está Antonio Banderas, um fotógrafo indiscreto que irá desencadear uma série de acontecimentos na vida dessa “mulher que viveu duas vezes”.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de SOMEONE’S WATCHING ME! aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de FEMME FATALE aqui
 
12/02/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
In Memoriam Rogério Samora
Lavado em Lágrimas
de Rosa Coutinho Cabral
com Rita Martins, João Cabral, Rafael d’Almeida, Rogério Samora
Portugal, 2006 - 111 min | M/12
com a presença de Rosa Coutinho Cabral
LAVADO EM LÁGRIMAS apresenta a história de João, um jornalista de televisão que, enquanto faz uma reportagem a um velho que se dedica à criação de pombos, se deixa fascinar pelo mundo misterioso de Ana, a neta do columbófilo. Deixada aos cuidados do avô, Ana tem um passado de histórias sombrias, e um envolvimento abusivo com o único homem que lhe compra os pássaros (interpretado por Rogério Samora, que volta aqui a colaborar com Rosa Coutinho Cabral depois de ter sido o protagonista de SERENIDADE). João vai perdendo o interesse na reportagem à medida que se interessa cada vez mais por Ana e pelo seu bem-estar.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
12/02/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte III)
Man to Man
de Allan Dwan
com Phillips Holmes, Grant Mitchell, Lucille Powers
Estados Unidos, 1930 - 68 min
legendado eletronicamente em português | M/12
MAN TO MAN foi um dos primeiros filmes totalmente falados de Allan Dwan. Inserindo-se, pelos ambientes, no género do filme de gangsters (então ainda em formação), MAN TO MAN vive muito mais do desenho de um complexo melodrama familiar (o protagonista, Phillips Holmes, é o filho de um assassino e tem vergonha disso) do que de peripécias de género, embora elas apareçam. É um dos mais desconhecidos filmes de Dwan, durante muitas décadas invisível e só novamente apresentado nos anos 1970. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui