15/07/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Julho 2013
Casque D’or
Aquela Loira
de Jacques Becker
com Simone Signoret, Serge Reggiani, Claude Dauphin, Raymond Bussières, Gaston Modot
França, 1952 - 98 min
legendado em português

Um dos mais belos filmes franceses de sempre e talvez a obra-prima de Jacques Becker. Raras vezes, no cinema, uma “reconstituição” de época (o fim do século XIX) conseguiu recriar, de forma tão perfeita, um estilo de vida e o espírito do tempo. Casque d’Or (Simone Signoret) é a bela amante de um bandido, Manda (a melhor criação de Serge Reggiani no écran), que acaba traído pelo chefe do grupo.

15/07/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Julho 2013
The Long Voyage Home
Tormenta a Bordo
de John Ford
com John Wayne, Thomas Mitchell, Ian Hunter, Ward Bond, Barry Fitzgerald
Estados Unidos, 1940 - 104 min
legendado em português

Adaptação de quatro peças em um ato de Eugene O’Neill, retratando a vida de um grupo de marinheiros a bordo do Glencairn e as suas zaragatas em terra. Durante a viagem, o barco, que transporta munições para Londres, é alvo de um ataque aéreo. Um tripulante é acusado de espionagem, outro pretende deixar o mar e voltar para a mãe, na Suécia. O drama e a luta dos homens do mar, numa das obras mais estetizantes de Ford.

15/07/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Julho 2013
Le Retour à la Raison | Le Sang d’un Poète
duração total da sessão: 56 min

LE RETOUR À LA RAISON
de Man Ray
com Kiki de Montparnasse
França, 1923 – 3 min / mudo
LE SANG D’UN POÈTE
de Jean Cocteau
com Enrique Rivero, Pauline Carton, Odette Talazac
França, 1930 – 53 min / sem legendas

Um programa com dois clássicos da vanguarda francesa dos anos vinte. LE RETOUR À LA RAISON é uma das poucas, todas memoráveis, incursões de Man Ray no cinema. LE SANG D’UN POÈTE, primeira incursão de Cocteau no cinema, contém elementos autobiográficos que voltam em várias obras de Cocteau e algumas das suas obsessões, como os espelhos e a passagem para “o outro lado”. LE RETOUR À LA RAISON é uma primeira exibição na Cinemateca.
 

15/07/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Julho 2013
Les Enfants du Paradis
Os Rapazes da Geral
de Marcel Carné
com Jean-Louis Barrault, Arletty, Pierre Brasseur, Maria Casarès
França, 1943-45 - 189 min
sem legendas

Um dos grandes clássicos da história do cinema e uma superprodução (magníficos cenários, dois mil figurantes), embora tenha sido realizado no período mais duro da guerra. Situado nos meios do teatro da Paris do século XIX, LES ENFANTS DU PARADIS estabelece uma série de paralelos entre a vida e a arte e acaba por fazer triunfar o amor conjugal, condenando à derrota a “pecadora” Garance, o papel que marcou para sempre a imagem de Arletty. Jacques Prévert escreveu o argumento original e os diálogos, Alexandre Trauner realizou os magníficos cenários.

15/07/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
The Girl of the Golden West
A Rapariga do El-Dorado
de Robert Z. Leonard
com Jeannette MacDonald, Nelson Eddy, Walter Pidgeon, Leo Carrillo
Estados Unidos, 1938 - 121 min
sem legendas

O filme de Robert Z. Leonard é um western musical, com argumento baseado na peça de David Belasco (1905), antes levada ao cinema por DeMille (1915), Edwin Carewe (1923) e John Francis Dillon (1930). Quarta associação de Jeannette MacDonald e Nelson Eddy, foi uma grande produção e um grande sucesso da MGM. Primeira exibição na Cinemateca.