CICLO
O Cinema Italiano, Lado B.


Com este Ciclo propomos, parafraseando Martin Scorsese, uma outra viagem a Itália, ao cinema italiano. Não é novidade para ninguém que a cinematografia italiana é toda ela um manancial, com muito por (re)descobrir e cuja riqueza está - também - na sua diversidade. Ao longo dos mais de 40 anos de exibições na Barata Salgueiro, estamos ainda muito, mas mesmo muito, longe de esgotar esse filão.
Para esta nossa “viagem”, estabelecemos três regras. A primeira, e porventura, a mais polémica: a sua delimitação temporal (do início dos anos 1950 ao final dos anos 1970), ou seja, uma das épocas de ouro desta cinematografia. O segundo critério: não incluir obras dos grandes mestres (Rossellini, Visconti, De Sica, Antonioni, Pasolini, Fellini, Bertolucci, Olmi e Zurlini) que, por isso mesmo, têm tido, ao longo dos anos, maior visibilidade nesta sala. O terceiro: não incluir obras de três géneros intrinsecamente característicos do cinema italiano deste período: o western-spaghetti, o peplum e o giallo.
Assim, neste Ciclo selecionámos um conjunto de filmes de realizadores de “segunda linha” do cinema italiano tal como poderá ser vista a partir de um olhar exterior. Alguns mais “cá de casa” (Dino Risi, Mario Monicelli, Antonio Pietrangeli), outros nem tanto (Marco Ferreri, Ettore Scola, Luigi Comencini, Raffaello Matarazzo), outros ainda menos lembrados por aqui (Luigi Zampa, Alberto Lattuada, Pietro Germi, Elio Petri, Lina Wertmüller, Luciano Emmer, Alessandro Blasetti, Mauro Bolognini). E, claro, como não podia deixar de ser, Totò.
Um percurso heteróclito e nada canónico que mostra como era belo o cinema italiano na sua capacidade de ser um cinema simultaneamente popular e autoral e que terá produzido alguns dos mais complexos retratos da transformação da sociedade italiana do pós-guerra. Um cinema de realizadores de enorme talento que era servido por um extraordinário conjunto de atores (do protagonismo das estrelas masculinas e femininas com projeção internacional ao último dos secundários) e por isso este é também um Ciclo de grandes interpretações.  Da totalidade de 23 títulos a apresentar, 15 são inéditos na Cinemateca.
 
01/07/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Cinema Italiano, Lado B.

La Romana
Adriana, uma Rapariga de Roma
de Luigi Zampa
Itália, França, 1954 - 93 min
01/07/2021, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Cinema Italiano, Lado B.

Il Bigamo
de Luciano Emmer
Itália, 1956 - 101 min
 
02/07/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Cinema Italiano, Lado B.

La Spiaggia
A Intrusa
de Alberto Lattuada
Itália, França , 1954 - 102 min
 
02/07/2021, 20h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Cinema Italiano, Lado B.

Anima Persa
Almas Perdidas
de Dino Risi
Itália, França, 1976 - 102 min
03/07/2021, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Cinema Italiano, Lado B.

Tutti A Casa
de Luigi Comencini
Itália, França, 1960 - 114 min
01/07/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema Italiano, Lado B.
La Romana
Adriana, uma Rapariga de Roma
de Luigi Zampa
com Gina Lollobrigida, Daniel Gélin, Franco Fabrizi, Raymond Pellegrin
Itália, França, 1954 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Na Roma fascista, de Mussolini, uma mulher lindíssima, em quem a sua mãe deposita a expetativa de um futuro próspero passado na companhia de um marido rico, oscila entre homens, sem estar certa do amor por qualquer um deles, a não ser o que nutre por um sorumbático resistente antifascista. A descoberta do amor, neste argumento baseado num best-seller de Alberto Moravia que o próprio autor ajudou a adaptar, vai colocar a bela Adriana no meio de um furacão sentimental e político. Melodrama tempestuoso, viabilizado por dois dos maiores produtores italianos do seu tempo, Carlo Ponti e Dino de Laurentiis, e realizado por um nome pouco lembrado do neorrealismo italiano, Luigi Zampa. Mas a principal atração aqui é Gina Lollobrigida, enchendo o ecrã com a sua presença. Primeira apresentação na Cinemateca. 

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01/07/2021, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema Italiano, Lado B.
Il Bigamo
de Luciano Emmer
com Marcello Mastroianni, Giovanna Ralli, Franca Valeri, Marisa Merlini, Vittorio De Sica
Itália, 1956 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Pode dizer-se que IL BIGAMO, mesmo antecedendo a commedia all'italiana apresenta todos os seus ingredientes. Um homem acusado de bigamia, Mario De Santis (Marcello Mastroianni) e os seus contrapontos femininos: Giovanna Ralli como Valeria Masetti, a amada mulher e mãe, na solidez feminina consciente da sua condição de classe, e Franca Valeri como Isolina Fornaciari, a pretensa primeira mulher, que alterna nas suas versões cómica e maléfica, essencial para a dúvida permanente que paira sobre a moralidade questionada de um homem. Pontos bónus para uma divertidíssima encarnação de Vittorio De Sica como advogado cabotino que se especializou em atuações performáticas épicas nas salas de tribunal. Primeira exibição na Cinemateca.

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02/07/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema Italiano, Lado B.
La Spiaggia
A Intrusa
de Alberto Lattuada
com Martine Carol, Raf Valone, Mario Carotenudo, Clelia Matania
Itália, França , 1954 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma prostituta vai buscar a filha a um colégio de freiras para passar com ela umas férias à beira-mar. Quando um antigo cliente a reconhece é imediatamente ostracizada. LA SPIAGGIA é um filme inovador, e nesse sentido pioneiro, na denúncia de uma moral burguesa hipócrita. É também um dos primeiros filmes a utilizar o Ferraniacolor, um sistema de cor desenvolvido em  Itália e, sob esse ponto de vista, um trabalho admirável do diretor de fotografia Mario Craveri. É, também, um ponto alto na carreira dessa grande atriz que foi Martine Carol. Primeira exibição na Cinemateca.

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02/07/2021, 20h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema Italiano, Lado B.
Anima Persa
Almas Perdidas
de Dino Risi
com Vittorio Gassman, Catherine Deneuve, Anicée Alvina, Danilo Mattei
Itália, França, 1976 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Em ANIMA PERSA, um jovem vai estudar pintura para Veneza e aloja-se em casa de um tio, numa velha e misteriosa mansão. Durante a noite ouve estranhos ruídos que o levam à descoberta de um outro tio, louco, que vive fechado numa sala. O mistério é, porém, mais complexo do que parece. Deneuve é a mulher do protagonista, em equilíbrio instável num mundo de loucura.  

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03/07/2021, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema Italiano, Lado B.
Tutti A Casa
de Luigi Comencini
com Alberto Sordi, Serge Reggiani, Eduardo De Filippo, Martin Balsam, Alex Nicol
Itália, França, 1960 - 114 min
legendado electronicamente em português | M/12
Um dos mais famosos filmes do género da “comédia à italiana”, tem como pano de fundo a II Guerra Mundial e o anúncio de um armistício que deveria reconduzir os soldados italianos às suas casas. Uma das obras-primas de Comencini onde a comédia e a tragédia se unem em torno dos paradoxos da guerra. Alberto Sordi, que já protagonizara no ano anterior LA GRANDE GUERRA, de Monicelli, regressa assim ao campo de batalha. A apresentar em cópia digital.

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