09/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Caro Diario
Querido Diário
de Nanni Moretti
com Nanni Moretti, Giovanna Bozzolo, Sebastiano Nardone, Antonio Petrocelli
Itália/França, 1993 - 100 min
legendado em português | M/12
Este é o filme em que Moretti circula por Roma na sua vespa, insurgindo-se contra a destruição do espírito da cidade que se perdeu na vulgarização de subúrbios dormitório, para desembocar numa peregrinação-tributo a Pasolini. O primeiro episódio de CARO DIARIO, “Na Vespa” é sucedido de “As Ilhas” (por onde paira a referência a Rossellini) e do mais burlesco “Os Médicos”. CARO DIARIO é um olhar morettiano sobre a Itália dos anos noventa e possivelmente o filme mais popular do realizador.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
09/09/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Indielisboa: 50 Anos Forum Berlinale

Em colaboração com IndieLisboa – Associação Cultural | Com o apoio do Goethe Institut
El Cuarto Poder | Angela: Portrait Of A Revolutionary
Duração total da sessão: 99 minutos
M/12
EL CUARTO PODER
de Helena Lumbreras, Mariano Lisa
Espanha, 1970 - 39 min / legendado em inglês e eletronicamente em português
 
ANGELA: PORTRAIT OF A REVOLUTIONARY
de Yolande du Luart
com Angela Davis, Jane Fonda, George Jackson
Estados Unidos, 1971 - 60 min / legendado eletronicamente em português
 
Em 1969, a francesa Yolande du Luart estudava cinema em Berkeley, quando Angela Davis ali ensinava Filosofia. As duas conheceram-se por acaso e a militante negra autorizou Yolande du Luart a filmá-la: “Filmei-a por toda a parte, a dar aulas, em comícios, em manifestações, exceto na sua intimidade. Juntei quilómetros de película e quando descobri que o FBI se interessava pelo meu trabalho, fiquei com medo, meti tudo numa mala e voltei precipitadamente para França”, onde montou o filme graças ao auxílio do Partido Comunista. “Depois desta experiência extrema, que me fechou um certo número de portas”, Yolande du Luart nunca mais fez cinema, dedicando-se a traduções, mas o seu filme permanece como um importante documento sobre as lutas do período em que foi feito. O primeiro filme da sessão recorda a figura de Helena Lumbreras (1935-95), que estudou realização no Centro Sperimentale, em Roma e tornou-se uma importante figura do cinema militante e experimental em Espanha, autora de um total de seis filmes. EL CUARTO PODER (para o qual teria recebido apoio financeiro de Pier Paolo Pasolini) foi o terceiro e analisa o trabalho e as redes empresariais da imprensa espanhola, cotejando-as com publicações antifranquistas clandestinas. O filme é articulado de forma experimental e esteve na origem da criação do coletivo Filmes de Classe. Primeiras apresentações na Cinemateca.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
09/09/2020, 21h30 | Esplanada
In Memoriam Ennio Morricone
Atame!
Ata-me
de Pedro Almodóvar
com Antonio Banderas, Victoria Abril, Francisco Rabal
Espanha, 1989 - 101 min
legendado em português | M/12
Esta oitava longa-metragem de Pedro Almodóvar já pertence ao período em que o cineasta ultrapassara o mercado espanhol e se impusera no mercado internacional, pela “extravagância” e o “excesso” dos seus filmes. Depois de MATADOR e MUJERES AL BORDE UN ATAQUE DE NERVIOS (para o qual Ennio Morricone também compôs), Almodóvar tornou-se um fenómeno de moda e ATA-ME! explora astutamente esta moda, misturando elementos cómicos e policiais, ambos com muito tempero sexual.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.