13/05/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Maio 2013
Limónadóvy Joe
Limonada Joe
de Oldrich Lipsky
com Karel Fiala, Kveta Fialova, Rudolf Deyl, Olga Schoberova
Checoslováquia, 1964 - 94 min
legendado em português

O título não engana, apontando para o registo comédia do filme de Oldrich Lipsky, um dos mais populares nomes do cinema checoslovaco. LIMONADA JOE também é um western e um musical, reputado pela sua acidez. O seu tema central é a polémica das relações entre os grandes negócios e o governo em sociedade, as campanhas publicitárias e a sociedade de consumo. Primeira exibição na Cinemateca.

13/05/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Maio 2013
Cluny Brown
O Pecado de Cluny Brown
de Ernst Lubitsch
com Jennifer Jones, Charles Boyer, Richard Haydn, Peter Lawford, Una O’Connor
Estados Unidos, 1946 - 100 min
legendado em português

O último filme de Ernst Lubitsch (o realizador morreu durante a rodagem do seguinte, THAT LADY IN ERMINE, que foi completado por Otto Preminger) é uma obra corrosiva sobre uma jovem canalizadora que, por via da profissão, conhece um escritor polaco por quem se apaixona. Os tradutores portugueses que acrescentaram o “pecado” ao título lá teriam as suas razões…

13/05/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Maio 2013
The Lone Ranger
O Homem da Mascarilha
de Stuart Heisler
com Clayton Moore, Jay Silverheels, Bonita Granville, Lyle Bettger
Estados Unidos, 1956 - 86 min
sem legendas

Um clássico da série B. Adaptação ao cinema de uma famosa banda desenhada, que tem o Lone Ranger e o seu companheiro Tonto como heróis. Já fora objeto de adaptação em famosos serials nos anos 1930. A versão que apresentamos tem Clayton Moore como intérprete e explora o sucesso que teve a série televisiva, com o herói envolvido em espetaculares aventuras para impedir uma guerra com os índios.

13/05/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Maio 2013
Le Petit Soldat
O Soldado das Sombras
de Jean-Luc Godard
com Michel Subor, Anna Karina, Henri-Jacques Huet
França, 1960 - 79 min
legendado em português

Um desertor francês alista-se num grupo de extrema-direita suíço, do qual mais tarde tenta fugir por amor de uma mulher. Esta é a sinopse de LE PETIT SOLDAT, um dos mais polémicos filmes de Godard, acusado à época de "fascismo" por parte da esquerda oficial e proibido em França durante três anos, devido às muitas alusões à Guerra da Argélia, então no auge (nomeadamente uma longa e célebre cena de tortura). Sempre que Anna Karina (no seu primeiro encontro com Godard) entra em cena rouba toda a luz à sua volta.

13/05/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Maio 2013
China Sky
Sob o Celeste Império
de Ray Enright
com Randolph Scott, Ellen Drew, Ruth Warrick, Anthony Quinn
Estados Unidos, 1945 - 72 min
legendado em português

Adaptada do romance homónimo de Pearl Buck e ambientada na China durante a Segunda Guerra, CHINA SKY é uma produção da RKO protagonizada por atores caucasianos na pele de personagens orientais. Assinado por Ray Enright, prolífero realizador de Hollywood entre finais dos anos vinte, início dos cinquenta, o filme estreou antes do fim da Guerra. “O que [melhor] funciona no filme é a sua produção artística, e a capacidade de Enright de propor a história de forma simples, direta e agradável” (Richard Gillian). Primeira exibição na Cinemateca.