01/04/2024, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Mossafer
“O Passageiro”
de Abbas Kiarostami
com Hassan Darabi, Pare Gol Atashjameh, Masud Zandbegleh
Irão, 1974 - 74 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
A primeira longa-metragem de Kiarostami é desde logo uma das suas obras maiores. Uma história preenchida de suspense e infinitamente encantadora sobre a determinação de um rapaz que quer viajar da sua pequena cidade para Teerão para assistir a um jogo de futebol, que combina realismo com a economia e a precisão de um artista visual como Kiarostami. Com brilhantes desempenhos de um elenco constituído por não-atores, este filme tem um dos mais inesquecíveis finais da história do cinema. No seminal filme de Kiarostami, CLOSE-UP, o protagonista não só compara a sua vida à do deste filme, como reutiliza a banda sonora de MOSSAFER. A exibir em cópia digital. A sessão de dia 6 está programada também no âmbito da Cinemateca Júnior - Sábados em Família.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
01/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Roma, Città Aperta
Roma, Cidade Aberta
de Roberto Rossellini
com Aldo Fabrizi, Anna Magnani, Marcello Pagliero
Itália, 1945 - 103 min
legendado em português | M/12
Sessão com apresentação
Realizado imediatamente a seguir ao fim da Segunda Guerra Mundial, ROMA, CITTÀ APERTA, uma das obras-primas absolutas de Rossellini, é o filme que lança aquilo a que se convencionou chamar o “neorrealismo”. História de resistência durante a ocupação nazi, com um padre e um comunista aliados na causa comum e Anna Magnani num dos seus papéis mais emblemáticos – a sequência da sua morte é das mais prodigiosas na obra de Rossellini. No cinema italiano, recém-saído do “escapismo” do cinema do período fascista, ROMA, CITTÀ APERTA teve o efeito de uma bomba. O seu poder emocional continua intacto. A apresentar em cópia digital. A sessão de dia 25 está programada também no âmbito do programa especial Abril 50 Anos e inclui a exibição de CRAVOS DE ABRIL, de Ricardo Costa.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
01/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ir ao Cinema em 1974
Femmes Femmes
de Paul Vecchiali
com Michel Delahaye, Hélène Surgère, Noël Simsolo, Sonia Saviange
França, 1974 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/16
“Um realizador no desemprego e duas atrizes no desemprego que fazem um filme, eis um ato revolucionário”, disse Vecchiali sobre FEMMES FEMMES, um dos filmes mais celebrados e mais artesanais do realizador de quem François Truffaut disse, nos anos 60, ser “o único herdeiro de Jean Renoir”. FEMMES FEMMES é uma “comédia musical” que reúne duas atrizes fracassadas num teatro muito particular (um apartamento), num jogo entre o “teatro” e a “vida” sobre fundo evocativo do cinema francês dos anos 30. Em 1974 Pasolini foi um dos grandes admiradores do filme, tendo mostrado cenas dele aos atores de SALÓ, que então preparava. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
01/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Una Vita Difficile
Uma Vida Difícil
de Dino Risi
com Alberto Sordi, Lea Massari, Franco Fabrizi
Itália, 1961 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma das grandes obras-primas de Risi, e um papel que por si só atestaria a genialidade de Alberto Sordi. No estilo agridoce, tragicómico, característico da comédia à italiana, UNA VITA DIFFICILE é um percurso pela História italiana do fim da Segunda Guerra à entrada nos anos sessenta, expondo as contradições dolorosas do “milagre económico”, centrado na personagem de Sordi, um intelectual comunista. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui