25/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
THE MAGNIFICENT AMBERSONS
O Quarto Mandamento
de Orson Welles
com Joseph Cotten, Dolores Costello, Anne Baxter, Tim Holt, Agnes Moorehead, Orson Welles
Estados Unidos, 1942 – 88 min / legendado em português
BLIND HUSBANDS
O Abismo
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Sam de Grasse, Gibson Gowland, Francelia Billington
Estados Unidos, 1919 – 100 min, mudo (com banda musical) / legendado eletronicamente em português
O segundo filme de Welles foi mutilado pelo estúdio, que contratou outrem para acrescentar um
happy end. História de uma poderosa família e da sua decadência, em que a casa (com o seu pórtico, as suas escadas, cozinha, salões) é um elemento central. Para muitos, apesar da “ausência do
last cut”, THE MAGNIFICENT AMBERSONS é uma obra de um poder tão ímpar como CITIZEN KANE. É o filme do famoso pós-genérico em que o cineasta e narrador, a voz do filme, apresenta em
off os atores concluindo com “
And my name is Orson Welles”. Nesta sessão, antecede BLIND HUSBANDS, obra seminal de Erich von Stroheim. O seu primeiro filme como realizador, argumentista e intérprete principal lançou a sua personagem amoral, aqui no papel de um sedutor sem escrúpulos que veste a farda do exército austríaco e é vítima das próprias manobras. Antes de mais, esta primeira obra-prima de Stroheim é um retrato exacerbado das paixões humanas, um dos traços perenes do seu cinema. Um grande clássico do período mudo, a apresentar na versão digital recentemente restaurada como a mais próxima do original de 1919, a partir de uma cópia de época, do argumento e do guião originais pelo Arquivo Austríaco e pelo MoMA. É aí que se pormenoriza como esta nova cópia digital (cotejada com a versão americana de 1924 que circulou nas últimas décadas) “permite uma nova apreciação da singularidade da visão de Stroheim, recuperando uns sete minutos de filme (a maioria dos quais planos longos) e reconstruindo o seu aturado esquema cromático de tintagens e viragens”.
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