Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 27/05/2025
Retratos de Camões
Retratos de Camões
A Cinemateca, em colaboração com a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional de Portugal e a Associação Portuguesa de Escritores, organiza na primeira quinzena de junho um ciclo dedicado aos 500 anos do nascimento do maior poeta português: Luis Vaz de Camões.
 
Figura histórica da maior importância nas Letras portuguesas, tornado símbolo pelos mais variados regimes que lideraram os destinos de Portugal ao longo dos últimos séculos, Camões foi também presença pontual no cinema. A propósito das comemorações dos 500 anos do seu nascimento, o ciclo “À Pala de Camões” pretende questionar a forma como a vida e a obra do autor dos Lusíadas chegou ao grande ecrã, desde o retrato ‘oficial’ criado por Leitão de Barros em 1946 com CAMÕES, filme considerado de “interesse nacional” pelo Estado Novo, até mais recentemente à década de 2010, onde o elogio da banalidade e exercício satírico procuram combater a mitologia em torno do poeta.
 
Esta mostra de cinema de inspiração camoniana inclui não só filmes realizados por dois dos cineastas que mais adaptaram e foram inspirados pelo universo do poeta (Manoel de Oliveira e Paulo Rocha), mas também obras de realizadores tão variados como João César Monteiro, Jorge Cramez, António Escudeiro, Miguel e João Manso, João Lopes, Gabriel Abrantes, Helena Estrela ou Sofia Marques, cada um com o seu Camões. Alguns destes cineastas estarão presentes na Cinemateca para apresentar os seus filmes e conversar com os espectadores no final das sessões.
 
Vários dos filmes de autores portugueses serão exibidos em cópias legendadas em inglês, nomeadamente CAMÕES (Leitão de Barros, 1946), A COMÉDIA DE DEUS (João César Monteiro, 1995) e NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR (Manoel de Oliveira, 1990).
 
Além da mostra de filmes, o ciclo incluirá uma conferência dedicada ao tema Camões no Cinema, que reunirá um conjunto de especialistas que irão debater como e através de que estratégias o cinema foi trabalhando a obra e a figura de Luís Vaz de Camões. Esta conversa, de entrada livre, está marcada para o dia 6 de junho às 17h no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal e contará com a participação dos investigadores Mariana Pinto dos Santos (UNL, FCSH), Luís Trindade (UNL, IHC), Maria do Rosário Lupi Bello (Universidade Católica), Sérgio Dias Branco (Universidade de Coimbra), de José Manuel de Vasconcelos (Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Escritores) e de Ricardo Vieira Lisboa (programador da Cinemateca Portuguesa).

Mais informações aqui.