Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 21/09/2012
Outubro na Cinemateca
Outubro na Cinemateca

Em outubro, a programação da Cinemateca recupera os anos 1980 num Ciclo temático que atravessa todo o mês retratando essa década de “cinema desconhecido” tal como foi vivida no circuito comercial português, e destaca as obras do jovem argentino Lisandro Alonso, que apresentará as suas quatro longas-metragens em Lisboa entre os dias 8 e 10, e dos veteranos Olivier Assayas e Chantal Akerman em retrospetivas expressivas respetivamente preparadas em colaboração com o Cinecoa, a Festa do Cinema Francês e o Doclisboa 2012.

 

A retrospetiva Assayas tem início a 1, com o filme de 1991 “Paris s’Éveille”, terceira longa-metragem do francês que se afirmou na realização na década de oitenta vindo da crítica de cinema exercida nos Cahiers du Cinéma. Passando em revista o seu trabalho, a retrospetiva tem um momento alto na exibição da rara versão integral de “Carlos” (2010) numa maratona de cinco horas e meia agendada para sábado, 13.

 

A obra de Chantal Akerman é integralmente revista nas salas da Cinemateca em outubro e novembro, arrancando a iniciativa com o Doclisboa’12. Na Cinemateca, a primeira sessão da retrospetiva, no dia 22, reúne a primeira curta-metragem da realizadora belga, “Saute Ma Ville” (1968), e a conhecida longa “Je Tu Il Elle” (1974). A apresentação do trabalho de Akerman, que o Doclisboa mostra também na sua vertente expositiva, estende-se na Cinemateca à sala 6x2 onde estará patente uma das instalações da realizadora.
 

O crítico australiano Adrian Martin vem à Cinemateca a 16, para apresentar “Wanda” de Barbara Loden. A edição de outubro da rubrica regular de programação “Histórias do Cinema”, a decorrer entre 8 e 12 em sessões que como habitualmente propõem projeções escolhidas apresentadas e comentadas por um especialista, decorre sob o signo da montagem. O protagonista é o montador italiano Roberto Perpignani, por exemplo montador de “Torre Bela” de Thomas Harlan, um dos cinco filmes programados ao lado de títulos de Bertolucci, Bellocchio e dos irmãos Taviani. No Ciclo “Não O Levarás Contigo – Economia e Cinema”, o economista José Manuel Félix Ribeiro apresenta “Kagemusha” de Akira Kurosawa no dia 24, e a “Abrir os Cofres”, a 18, o investigador de cinema Sérgio Bordalo comenta um programa de curtas-metragens da coleção da Cinemateca produzidas como peças de propaganda do Estado Novo entre finais dos anos 1930 e o início da década de 1970.

Outubro na Cinemateca
Carlos, de Olivier Assayas; no topo: Golden eighties, de Chantal Akerman; foto de entrada: Fantasma, de Lisandro Alonso