Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 18/12/2011
O primeiro mês de programação de 2012
O primeiro mês de programação de 2012

Janeiro de 2012 é um mês de continuidade da programação, com a conclusão da integral Nicholas Ray e do Ciclo "Nick Ray: Ecos Descendências e Prolongamentos", a que se acrescenta a proposta de uma outra rima, "Samuel Fuller, O Outro Maverick", e das novidades do começo do grande acontecimento do início do ano na Cinemateca, a íntegra da cinéfila série "Cinéastes / Cinéma, de Notre Temps", bem como da proposta de sessões-conferência dedicadas ao cinema de Jean-Luc Godard por André S. Labarthe nas "Histórias do Cinema".

 

2012 é também o ano do reajuste do conceito que tem norteado as sessões das matinés de segunda a sexta-feira, que deixam de ser exclusivamente "clássicas" passando a designar-se "Matinés da Cinemateca" e a abranger uma maior diversidade de títulos e anos de produção, bem como o das sessões de sábado, que deixam de ser dedicadas à "História Permanente do Cinema" para passarem a abarcar "O Primeiro Século do Cinema", estendendo assim o seu foco a filmes produzidos e realizados até finais dos anos 1990.

 

 

Em destaque em Janeiro, vão estar ainda o fado, com um Ciclo, "Fados", programado por ocasião do novo restauro do filme "Capas Negras" de Armando de Miranda e vídeos de Sérgio Taborda, a apresentar em dois programas. Na rubrica "Abrir os Cofres" vai concluir-se a série "Imagens de Portugal", organizada em colaboração com a Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, com a apresentação de três sessões de curtas-metragens documentais da colecção dedicadas ao bucolismo, a praias e às termas, respectivamente apresentadas por Vera Marques Alves, Pedro Martins, Helena Gonçalves Pinto e Jorge Mangorrinha que fecham o programa.

 

As "Histórias do Cinema: Labarthe / Godard" vão decorrer entre 16 e 20 de Janeiro, dando a ver "Vivre Sa Vie", "Les Carabiniers", "Le Mépris", "Week-End" e "Les Enfants Jouent à la Russie", como é regra desta rubrica em sessões às 18h00, precedidas e sucedidas de intervenções sobre cada um dos filmes, no caso escolhidos e apresentados por André S. Labarthe, cuja vinda a Lisboa tem igualmente a intenção de acompanhar o arranque do programa "Cineastas, do Nosso Tempo". 

O primeiro mês de programação de 2012
Le Mépris, Jean-Luc Godard, 1963
em cima: Bigger than Life, Nicholas Ray, 1956
foto de entrada: Cinéma, de Notre Temps (imagem do genérico da segunda série)