Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 04/11/2022
Nocturno, de João Nisa, e filmes de David Lamelas, Larry Gottheim e Tacita Dean em 16mm, a 10 de novembro na Cinemateca
Nocturno, de João Nisa, e filmes de David Lamelas, Larry Gottheim e Tacita Dean em 16mm, a 10 de novembro na Cinemateca
A Cinemateca apresenta, em parceria com a Galeria Zé dos Bois, a sessão inaugural de um ciclo de cinema paralelo à exposição Primeiras Impressões de uma Paisagem, de João Nisa e com curadoria de Natxo Checa, a decorrer na ZDB até janeiro de 2023. O programa, constituído por filmes escolhidos por João Nisa para dialogar com este seu trabalho, inicia-se na Cinemateca e prosseguirá no espaço da ZDB com um conjunto de sessões que decorrerão até ao final da exposição, maioritariamente constituídas por títulos do chamado cinema experimental.

Na sessão da Cinemateca, que se realiza a 10 de Novembro, quinta-feira, às 19h00, é mostrado um filme anterior de João Nisa, NOCTURNO (2007), filmado nas ruínas da Feira Popular de Lisboa, acompanhado por três obras de importantes cineastas/artistas: TIME AS ACTIVITY – DÜSSELDORF (1969), de David Lamelas, FOG LINE (1970), de Larry Gottheim, e PALAST (2004), de Tacita Dean. Os quatro títulos serão mostrados no seu suporte original, os três últimos em 16mm. Sublinhamos o caso especial de PALAST, concebido para ser apresentado em espaços expositivos, em loop, sob a forma de uma projeção de pequenas dimensões, sendo nesta sessão pela primeira vez projetado numa sala de cinema com a autorização excecional de Tacita Dean.
 
A exposição Primeiras Impressões de uma Paisagem, patente na ZDB é constituída por uma instalação elaborada a partir de material filmado por João Nisa no interior do Aqueduto das Águas Livres, através da utilização de um dos seus segmentos como uma série de dispositivos de camera obscura. As várias projeções apresentam imagens de uma paisagem maioritariamente rural, situada nos arredores de Lisboa, as quais se fundem com as texturas das paredes de pedra do Aqueduto, cruzando a imagem em movimento com a pintura e a fotografia.
 
Títulos da sessão:

NOCTURNO, de João Nisa
Portugal, 2007 – 27 min / vídeo digital, sem diálogos


TIME AS ACTIVITY – DÜSSELDORF, de David Lamelas
Alemanha, 1969 – 13 min / 16mm, mudo 


FOG LINE, de Larry Gottheim
Estados Unidos, 1970 – 11 min / 16mm, mudo


PALAST, de Tacita Dean
Alemanha, 2004 – 11 min / 16mm, sem diálogos
 
Mais informação aqui