Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 21/06/2021
Maria do Mar em streaming no dia 23 de junho no site da Cinemateca
Maria do Mar em streaming no dia 23 de junho no site da Cinemateca
Depois da apresentação no São Luiz Teatro Municipal em modo filme-concerto, o filme MARIA DO MAR, de José Leitão de Barros, vai estar disponível para visionamento em streaming na próxima quarta-feira, dia 23 de junho, durante todo o dia no site da Cinemateca. Esta sessão online é organizada no âmbito do programa A Season of Classic Films, financiado pelo Programa Europa Criativa e coordenado pela ACE (Association des Cinémathèques Européennes), destinado a valorizar o património cinematográfico europeu, em especial convidando à descoberta do mesmo por parte de novas gerações.
 
Um dos pontos altos do cinema mudo português, MARIA DO MAR é um notável trabalho de integração da paisagem marítima e da vida dos pescadores da Nazaré numa ficção construída à volta do ódio entre duas famílias, de onde brota uma história de amor que ultrapassa qualquer rivalidade. Um belíssimo filme, com imagens surpreendentes e um trabalho de montagem claramente marcado pela influência da vanguarda soviética da época, onde se notam ainda muitos outros sinais do cinema europeu e americano dos anos vinte do século passado.
 
MARIA DO MAR foi o primeiro trabalho realizado em 2000 no laboratório de restauro da Cinemateca, o ANIM – Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, então numa cópia em película, e a versão que agora ficará disponível online durante o dia 23 é fruto do recente restauro digital do filme. O novo restauro digital de Maria do Mar apresenta a versão restaurada pela Cinemateca Portuguesa em 2000. A nova cópia digital resulta da digitalização em 4K do negativo original. O restauro digital da imagem e a correção de cor foram feitas pela Cineric Portugal.
 
A apresentação em streaming de MARIA DO MAR contará com a partitura original composta por Bernardo Sassetti encomendada pela Cinemateca em 1999, por ocasião do restauro de 2000, orquestrada por Vasco Pearce de Azevedo, Bernardo Sassetti e Luís Tinoco e gravada em 2010 por Bernardo Sassetti (piano), Filipa Pais (voz) e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa (conduzida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo) com José Pedro Gil, Vasco Pearce de Azevedo e Bernardo Sassetti a cargo da produção.
 
Sobre o programa A Season of Classic Films
 
A Season of Classic Films consiste numa série de projeções agendadas para o período entre dezembro de 2020 e junho de 2021 em todo continente europeu. A iniciativa é coordenada pela Association des Cinémathèques Européennes (ACE) é a apoiada pelo programa Creative Europe MEDIA da Comissão Europeia. Os filmes são apresentados pelos 22 membros da ACE com o objetivo de aumentar a visibilidade da riqueza dos seus acervos e aumentar a consciencialização para a preservação dos filmes e da cultura, nomeadamente junto dos públicos jovens.