João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata são os próximos realizadores convidados da Cinemateca
João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata são os cineastas que se seguem a Billy Woodberry na cadeira de realizador convidado da Cinemateca. Ao longo dos meses de setembro e outubro, a dupla vai estar na Cinemateca para apresentar uma parte significativa da sua obra, em espelho com uma seleção de filmes por si escolhidos.
Malamor / Tainted Love é o subtítulo desta “carta branca” que reúne um conjunto de 25 sessões e cerca de 60 títulos a exibir entre Lisboa e Madrid, onde a Filmoteca Española vai acolher uma versão um pouco mais reduzida do programa. Grande parte das escolhas são filmes inéditos na Cinemateca assinados por nomes como Derek Jarman, Jacques Demy, Jean-Luc Godard, John Waters, Johnnie To, Lucio Fulci, Pedro Almodóvar, Radu Jude, Rainer Werner Fassbinder ou Tsai Ming-Liang, entre muitos outros.
O Ciclo é organizado em parceria com a BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas que encomendou à dupla um novo filme, intitulado 13 ALFINETES, rodado nas duas capitais ibéricas e que será estreado no encerramento do programa nos dias 15 de outubro (em Lisboa) e 23 de outubro (em Madrid), na Filmoteca Española. Esta parceria engloba ainda uma instalação vídeo, intitulada SEM ANTES NEM DEPOIS (que põe em diálogo os filmes OS VERDES ANOS, de Paulo Rocha, e ONDE FICA ESTA RUA?, de João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues), que estará patente na Sociedade Nacional de Belas Artes, entre 11 de setembro e 10 de outubro.
Durante o Ciclo está prevista a publicação de mais um número da coleção Cadernos da Cinemateca, dedicado ao trabalho de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.