Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 08/05/2023
João Canijo regressa a NOITE ESCURA em sessão especial
João Canijo regressa a NOITE ESCURA em sessão especial
Quase duas décadas depois da apresentação de NOITE ESCURA no Festival de Cannes, João Canijo regressa a um dos títulos mais emblemáticos da sua filmografia para uma sessão especial que terá lugar na Cinemateca na próxima quarta-feira, dia 10 de maio, às 21h30.
 
Com mais 17 minutos de duração em relação à versão que estreou em 2004, a versão de NOITE ESCURA que agora é apresentada, mais de acordo com as intenções iniciais do realizador, inclui várias cenas que tinham sido cortadas na altura e aprofundam a tragédia vivida num bar de alterne à beira da estrada.

 
Inspirado em Eurípides e reunindo a habitual família de atores de Canijo, NOITE ESCURA continua ainda hoje a ser considerado um dos pontos altos da carreira do realizador, que esta semana irá estrear comercialmente o díptico MAL VIVER/VIVER MAL, uma obra que também tem granjeado rasgados elogios da crítica e nos inúmeros festivais de cinema por onde tem passado. O último dos quais a última edição do IndieLisboa, onde conquistou o Prémio para Melhor Longa-Metragem Portuguesa na Competição Nacional.

Bilhetes à venda aqui.