Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 07/12/2022
Douglas Sirk visto por Robert B. Pippin e Bernard Eisenschitz
Douglas Sirk visto por Robert B. Pippin e Bernard Eisenschitz
Em dezembro a Cinemateca regressa a Douglas Sirk com três filmes e duas conversas em torno do grande mestre do melodrama americano, protagonizadas pelos autores de dois livros publicados recentemente sobre a obra de Sirk: Robert B. Pippin e Bernard Eisenschitz.
 
Hoje, dia 7 de dezembro, às 17h30 a Cinemateca recebe o filósofo Robert B. Pippin, professor da Universidade de Chicago com vasta obra publicada sobre cinema que está em Lisboa a convite do Instituto de Filosofia da Nova. Autor de Douglas Sirk: Filmmaker and Philosopher, Pippin dará na Cinemateca uma “aula aberta” na sequência da exibição de um dos filmes fundamentais do realizador, WRITTEN ON THE WIND, ao qual dedica um dos capítulos desse livro.
 
No início da próxima semana, a Cinemateca recebe um autor bastante conhecido da casa: Bernard Eisenschitz, historiador de cinema, crítico e programador que protagonizou na Cinemateca várias memoráveis edições da rubrica Histórias do Cinema. A propósito da publicação recente do seu livro Douglas Sirk, né Detlef Sierck, Eisenschitz dará uma conferência sobre a obra de Douglas Sirk na segunda-feira, dia 12 de dezembro às 18h. Durante a sua presença em Lisboa, Eisenschitz irá ainda apresentar dois filmes de Douglas Sirk: A SCANDAL IN PARIS (segunda-feira, dia 12 de dezembro, às 19h30) e THERE’S ALWAYS TOMORROW (terça-feira, dia 13 de dezembro, às 19h).