Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 02/11/2022
Dorothy Arzner – cinema clássico na última retrospetiva de 2022 na Cinemateca
Dorothy Arzner – cinema clássico na última retrospetiva de 2022 na Cinemateca
A última retrospetiva de 2022 na Cinemateca revelará a obra da cineasta americana Dorothy Arzner (1897-1979), realizada entre finais dos anos 1920 e inícios dos 1940 em contracorrente, mas no seio do cânone de Hollywood que nas décadas posteriores a ignorou. Mostrando os treze títulos de longa-metragem de Arzner existentes a esta data, restaurados e crescentemente divulgados em anos recentes, a retrospetiva decorrerá entre 6 e 29 de dezembro, com o título “O Cinema Clássico de Dorothy Arzner”.

Dorothy Arzner foi, em 1933, a primeira mulher a integrar o Directors Guild of America e a única realizadora mulher a filmar regularmente nos estúdios de Hollywood durante a sua chamada “idade de ouro”. Com larga experiência no cinema como argumentista e montadora, e com o prestígio inerente, Arzner teve de forçar a sua passagem à realização na Paramount, distinguindo-se pelo domínio do ofício, o talento para descobrir atores e atrizes que haviam de tornar-se grandes estrelas (entre os quais Fredric March, Clara Bow, Katharine Hepburn ou Joan Crawford) ou uma iniludível originalidade de perspetiva. Reconhecida pela sua personalidade vincada e por estar sempre “à frente do seu tempo”, assinou filmes marcados pela abordagem da experiência feminina e da sexualidade, questionando costumes, convenções e estereótipos.

Sendo uma integral da obra atualmente existente (ou seja, contando com treze das dezasseis longas-metragens de Arzner, de Get Your Man, 1927, a First Comes Courage, 1943), a retrospetiva inclui três outros títulos: The Red Kimona (Walter Lang, 1925, com a participação de Arzner como argumentista), exemplo de um dos muitos trabalhos de Dorothy Arzner no cinema anterior à realização; o coletivo Paramount on Parade (1930, no qual um dos segmentos é assinado por Arzner); o documentário alemão sobre a realizadora Sehnsucht Nach Frauen: Dorothy Arzner (Katja Raganelli, Konrad Wickler, 1983).

[Sobre o cinema de Dorothy Arzner: Filma, rapariga, filma – Dorothy Arzner na Hollywood clássica]
Títulos programados | Retrospetiva Dorothy Arzner, Cinemateca, dezembro 2022

Get Your Man / À Procura de Um Noivo, prod. Paramount-Famous Players Lasky, 1927
The Wild Party / Louca Orgia, prod. Paramount-Famous Players Lasky, 1929
Sarah and Son, prod. Paramount-Famous Players Lasky, 1930
Anybody’s Woman, prod. Paramount, 1930
Honor Among Lovers / Honra de Amantes, prod. Paramount, 1931
Working Girls, prod. Paramount, 1931
Merrily We Go to Hell / Quando a Mulher se Opõe, prod. Paramount, 1932
Christopher Strong / O Que Faz o Amor, prod. RKO, 1933
Nana / Nana, prod. United Artists, 1934
Craig’s Wife / Egoísmo de Mulher, prod. Columbia, 1936
The Bride Wore Red / A Noiva de Vermelho, prod. MGM, 1937
Dance, Girl, Dance / Dança, Rapariga, Dança, prod. RKO, 1940
First Comes Courage / Crepúsculo Sangrento, prod. Columbia, 1943
 
The Red Kimona, Walter Lang, prod. Mrs. Wallace Reid Productions, 1925 / Arzner participa na adaptação do argumento
Paramount on Parade / Paramount em Gala, 1930 co/r: Otto Brower, Edmund Goulding, Victor Heerman, Edwin Knopt, Rowland V. Lee, Ernst Lubitsch, Lothar Mendes, Victor Schertzinger, Edward Sutherland, Frank Tuttle, prod. Paramount, 1930 / Arzner realiza a sequência “The Gallows Song – Nichavo”
Sehnsucht Nach Frauen: Dorothy Arzner / Longing for Women: Dorothy Arzner, Katja Raganelli, Konrad Wickler, 1983 / documentário