Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 25/10/2022
Dia Mundial do Património Audiovisual
Dia Mundial do Património Audiovisual
PATHÉ-BABY: A OUTRA IMAGEM DO MUNDO 
Cinemateca celebra o centenário do formato 9,5mm em sessão especial comemorativa do Dia Mundial do Património Audiovisual  

Na próxima quinta-feira, dia 27 de outubro, a Cinemateca volta a assinalar o Dia Mundial do Património Audiovisual, habitualmente comemorado pelos membros da Federação Internacional dos Arquivos de Filmes (FIAF) como evocação da data em que foi adotada a “Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento” na Assembleia Geral da UNESCO de Belgrado em 1980.
Este ano dedicamos a data ao formato 9,5mm, por ocasião dos cem anos deste formato, lançado pela Pathé em 1922 como forma de popularização de filmes do seu catálogo em versões abreviadas e como formato de cinema amador.
Nesta sessão comemorativa será exibido “9 ½”, filme de montagem de Anna Briggs, Michele Manzolini e Mirco Santi feito a partir de excertos de centenas de filmes amadores rodados neste formato ao longo de várias décadas.
Primeiro dos vários formatos históricos do cinema amador, o formato 9,5mm foi também o grande antepassado dos modernos suportes audiovisuais que permitem a visão doméstica das obras produzidas pela indústria de cinema. O filme de Anna Briggs, Michele Manzolini e Mirco Santi propõe uma “sinfonia visual do quotidiano” composta por imagens de filmes de viagens, interações afetivas e experimentações dos utilizadores do formato.
Produzido pela INEDITS Amateur Films-Memory of Europe e com produção executiva do Home Movies – Archivio Nazionale del Film di Famiglia, o projecto 9 ½ foi realizado a partir de filmes escolhidos pelos três curadores e cedidos por 22 arquivos e coleções de todo o mundo, num projeto que contou com a contribuição da Cinemateca Portuguesa.